Um disquete de 26 anos que guardava arquivos originais do jogo ‘Earthbound‘, clássico do Super Nintendo nos anos 1990, foi restaurado pela Video Game History Foundation (VGHF). Na memória do dispositivo, havia códigos de programação do game que nunca foram utilizados, cenas cortadas e até mesmo comentários do desenvolvedor.

Na última sexta-feira (4), a fundação deu detalhes sobre o processo de recuperação dos arquivos e revelou curiosidades sobre o título que estavam perdidas.

publicidade
Disquete da Nintendo com segredos de Earthbound é resgatado após 26 anos. Imagem: Divulgação/VGHF
Disquete da Nintendo com segredos de Earthbound é resgatado após 26 anos. Imagem: Divulgação/VGHF

Disquete de ‘Earthbound’ quase não conseguiu ser restaurado

Encontrado em 2018, o disquete pertencia ao tradutor original de ‘Earthbound’, Marcus Lindblom, que tentou ao máximo na época recuperar os arquivos por meio de um computador antigo. Porém, descobriu que ele mesmo havia deletado todo o conteúdo para salvar outro trabalho, há muitos anos.

Então, Lindblom enviou o disquete para a Video Game History Foundation, com a esperança de encontrar alguma informação perdida. A fundação sem fins lucrativos é conhecida pelo trabalho de restaurar, preservar e ensinar a história dos jogos digitais.

publicidade
Earthbound, de 1989. Imagem: Ape, Inc./Divulgação.
‘Earthbound’, de 1989. Imagem: Ape, Inc./Divulgação.

E o trabalho, aparentemente, não foi nada fácil. A organização usou softwares de análises forenses para encontrar o jogo no disquete antigo. Frank Cifaldi, fundador da VGHF, afirmou só ter conseguido encontrar os dados perdidos de ‘Earthbound’ porque, após apagar todo o conteúdo do dispositivo, Lindblom havia salvado apenas um arquivo de texto simples.

Após resgatar o disquetes, Cifaldi descobriu diversos arquivos na linguagem de programação original usada na criação do jogo. Os scripts, no entanto, tinham alguns segredos que nunca chegaram à versão final do título, como nomes de personagens desconhecidos, diálogos, cenas cortadas e até mesmo comentários do desenvolvedor.

publicidade

Leia mais:

A VHGF, então, fez parceria com Clyde “Tomato” Mandelin, considerado um especialista de ‘Earthbound’ – lançada com o nome de ‘Mother’, no Japão – para entender melhor a importância da descoberta. De acordo com o superfã da franquia, as informações guardadas no disquete são “confusas até mesmo para os fãs mais dedicados da série” e que não há “grandes segredos ou revelações nos arquivos”, mas, sim, algumas curiosidades.

publicidade

Por exemplo, uma das cenas encontrada no disquete chegou a ser colocada no jogo, mas com certa diferença. Na versão final, o jogador começava a ver alucinações após comer um “bolo mágico”. No roteiro original, o protagonista teria essas mesmas visões quando recebesse uma massagem com óleo na praia.

“Na Praia Carillion, há uma moça chamada Jill que faz massagens bem interessantes. Aparentemente, eles até fazem você ter bons sonhos. Sonhos realmente bons, sabe? Não parece ótimo?”, falava um dos personagens não jogáveis (NPC) no script original. Sempre bom lembrar que, no jogo, os protagonistas são crianças, então faz sentido a cena ter sido cortada.

Cena da praia foi removida da versão final de 'Earthbound'. Imagem: Divulgação/VGHF
Cena da praia foi removida da versão final de ‘Earthbound’. Imagem: Divulgação/VGHF

Outro momento cortado do game original mencionava um inimigo que se descrevia como “O Homem Mais Fraco de Toda Twoson” e, logo depois, cantava a própria vitória, dizendo algo como “você é só uma criança, então deve ser fácil”. No final, o jogador venceria a batalha de qualquer forma.

O disquete restaurado de ‘Earthbound’ também mostrou que o jogo, em algum momento da produção, traria comentários do desenvolvedor, Shigesato Itoi. A ideia era quebrar a quarta parede e conversar com a pessoa sentada do outro lado da tela. Nas mensagens, por exemplo, ele explicava alguns dos diálogos que eram apresentados aos jogadores.

Além disso, Itoi fazia muitas referências ao jogo ‘Mother’, lançado somente no Japão. O problema é que ‘Earthbound’ é a versão ocidental de ‘Mother 2’. Logo, a decisão de remover essa parte foi para não confundir os jogadores ocidentais que nunca jogaram o primeiro título.

Fontes: Ars TechinicaVideo Game History Foundation

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!