Durante o WWDC21, evento anual da Apple voltado aos desenvolvedores, a empresa revelou a nova versão do macOS, apelidada “macOS Monterrey”, e diversas novas ferramentas que prometem ampliar a produtividade dos usuários de desktops e laptops fabricados pela companhia.

A função “Universal Control” foi a mais destacada, mostrando como você poderá, apenas movimentando o cursor do mouse, arrastar conteúdo entre displays do Mac Pro, iMac, macbook e iPad – gerenciando seus projetos em várias telas.

publicidade

Mais além, o teclado e mouse do computador podem ser usados para controlar de forma transparente os apps no tablet, como se ele fosse apenas uma “segunda tela”, mesmo rodando um sistema operacional e aplicativos completamente diferentes.

Leia também

Imagem capturada da WWDC21, onde a Apple apresentou o macOS Monterrey e uma versão mais limpa do navegador Safari
No macOS Monterrey, o navegador Safari teve alguns pontos reduzidos, a fim de priorizar mais conteúdo da página visitada para o usuário. Imagem: Apple/Divulgação

Outra função é a “AirPlay to Mac”: pela primeira vez, é possível transmitir conteúdo (áudio e vídeo) de um iPhone ou iPad para um Mac compatível. Antes, só era possível transmitir do Mac para outros dispositivos.

Outra estreia no Mac é a função “Shortcuts”, que já estava presente no iOS permite que você crie rotinas de trabalho para automatizar tarefas, integrando vários aplicativos em um “comando” só.

O Safari também ganhou novos recursos: uma revisão de seus design encolheu barras e margens, abrindo maior espaço para visualização das páginas dentro do navegador.

Mas o maior recurso – integrado entre todos os dispositivos – é o agrupamento de abas, que permite que você armazene várias abas em uma determinada categoria (por exemplo, uma viagem para alguma cidade, com abas de passagens, hospedagens e afins), além de compartilhar essa categoria via e-mail com seus contatos.

Uma versão beta do mac OS Monterrey, voltada aos desenvolvedores, já está disponível. O lançamento ao público está previsto para o “outono” (no hemisfério norte) deste ano. Tipicamente, ele acontece entre setembro e outubro.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!