Durante a WWDC21, sua conferência anual para desenvolvedores, a Apple anunciou o novo watchOS 8, sistema operacional usado em seu smartwatch. As principais atualizações no software são voltadas para saúde, com foco no ‘mindfulness’, ou atenção plena, em português.

O aplicativo ‘Breath’, de respiração, mudou de nome e agora se chama ‘Mindfulness’. Uma nova animação pretende ajudar o usuário a ficar centrado e se acalmar, assim como a função ‘Refletir’, para que pense em coisas positivas com o objetivo de reduzir o estresse.

Leia mais:

Além disso, o watchOS ganha novos níveis para medir a respiração. Se algo fora do comum acontecer enquanto o usuário dorme, por exemplo, ele receberá um alerta no aplicativo de saúde do iPhone. O relógio usa um acelerômetro integrado para medir a frequência respiratória durante o sono.

publicidade

Já quando se trata de fitness, duas novas modalidades foram adicionadas: pilates e t’ai chi. As duas atividades físicas contam com algoritmos de frequência cardíaca e de movimento customizados, para fornecer métricas mais específicas.

Visualmente, os usuários agora podem adicionar fotos de seus entes queridos como uma face do smartwatch. Elas podem ser customizadas para ficar na frente ou atrás do relógio, por exemplo, e há profundidade quando as imagens usadas foram tiradas usando o modo retrato.

watchOS
Agora é possível buscar as fotos para compartilhar por mensagem. Imagem: Apple/Divulgação

Também houve uma simplificação para compartilhar as imagens pelo gadget, por mensagens ou e-mail, com uma busca e acesso rápido às fotos. Nas mensagens, será possível adicionar emojis através do ‘Scribble’, quando o usuário escreve manualmente o texto. Pelas mensagens ainda é possível compartilhar músicas.

A busca dos dispositivos Apple também recebeu atualização no sistema operacional do relógio inteligente, pelo ‘Find My’. O smartwatch vai mostrar ainda a possibilidade de chuva na próxima hora e agora conseguirá colocar vários timers.

O aplicativo Home foi redesenhado no watchOS 8. Para quem tem o HomeKit com câmera habilitada, é possível ver quem está na porta direto do Apple Watch. Ele poderá ainda mandar mensagens para toda a casa via HomePod, HomePod mini e dispositivos pessoais.

A novidade desta segunda-feira (7) estará disponível para desenvolvedores primeiro. O público em geral poderá atualizar para o novo watchOS 8 no outono do Hemisfério Norte, primavera no Hemisfério Sul, deste ano, mas uma versão beta já ficará acessível em julho.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!