O que era para ser apenas um projeto de avaliação final em Eletrônica Industrial I sobre irrigação inteligente acabou se transformando em uma startup de sucesso. Assim surgiu a IrriGate, criada por estudantes de Engenharia Eletrônica e Engenharia da Computação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR).

Com apenas dois anos, a empresa já desenvolveu três protótipos com foco em irrigação inteligente, inclusive já instalados na Fazenda Urbana da Prefeitura de Curitiba. 

publicidade

Atualmente, a startup tem como público-alvo agricultores familiares, fazendas urbanas, famílias e empresas que têm jardins ou pequenas hortas, atendendo a um crescimento dessa demanda em razão da busca cada vez maior por alimentos saudáveis e sem agrotóxicos. 

Vertentes dos protótipos 

publicidade

Os três protótipos desenvolvidos pela IrriGate já foram batizados e estão em pleno funcionamento. O primeiro é o IrrigaEasy. Trata-se de um sistema de irrigação inteligente para jardins, hortas residenciais e fazendas urbanas. 

Leia mais:

publicidade

Já o IrrigaPro é voltado para o cultivo de culturas que contam com o monitoramento do pH do solo, com previsão local de chuvas e geadas por meio de sensores sem fio alimentados por energia solar. Nesse caso, a utilização se concentra nos agricultores familiares. 

O terceiro é o IrrigaPlay, um produto de nebulização eficiente com controle de temperatura para estufas agrícolas, como voltadas para verduras. Ambos possuem monitoramento remoto via aplicativo com dashboards sobre o desempenho, ou seja, qualquer alteração gera um relatório que auxilia nas tomadas de decisões. 

publicidade
Os três protótipos de irrigação elaborados pelos estudantes da PUC/PR já estão sendo implantados, inclusive na Prefeitura de Curitiba. Imagem: Divulgação

Soluções inovadoras 

Os protótipos são bem competitivos em relação a equipamentos similares, pois são móveis, autênticos e prontos para serem instalados, inclusive com possíveis adaptações de acordo com as necessidades dos clientes.

Segundo o estudante e um dos fundadores da IrriGate, Breno Gonçalves, a ideia da startup é justamente oferecer produtos que resolvam as principais dores enfrentadas pelos agricultores, sempre de olho na conquista de níveis adequados de umidade, reduzindo os custos. 

“Queremos combater os gastos desnecessários de recursos, como tempo e água, trazendo precisão nas plantações. Nossas iniciativas resolvem todos esses problemas, aumentando a produtividade”, disse.  

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!