A SpaceX inaugurou uma área com dois estandes de testes para os motores de foguetes Raptor em seu campo em McGregor, no Texas. Ambos os estandes são usados para o teste de “disparo estático de propulsores” para os motores Raptor, usados pela empresa nos foguetes Falcon Super Heavy e na nave Starship.

O disparo estático de propulsores permite que a SpaceX execute testes de checagem do funcionamento dos motores Raptor. Basicamente, é feita a ignição de um motor, mas sem a decolagem, ou seja, ele ainda fica preso ao chão. Isso pode ser feito com o motor de forma isolada ou com ele acoplado ao foguete – é comum a empresa de Elon Musk fazer ambas as versões, dependendo da ocasião.

publicidade

Leia também

Algumas imagens de um teste já realizado foram publicadas por usuários no Twitter, com internautas elogiando a velocidade com que a SpaceX conseguiu utilizar o espaço: o campo McGregor foi adquirido pela empresa há quatro meses e, neste período, ele foi de um local completamente vazio para uma base completa capaz de abrir testes extensos em componentes de espaçonaves.

A inauguração também vem em boa hora: a SpaceX precisa ampliar sua capacidade de entrega, já que a companhia está aos poucos migrando seu foco dos testes de altitude média para a produção e lançamento de veículos orbitais, usando protótipos da Starship, com seis motores, e foguetes Falcon Super Heavy de 29 motores, todos disparados ao mesmo tempo.

Todos esses 35 motores deverão obrigatoriamente ser aprovados por testes estáticos conduzidos no Campo McGregor. No primeiro teste completo, vale lembrar, todos esses componentes devem ser descartados após o uso.

Segundo a própria SpaceX declarou no passado, os testes de tantos propulsores levavam algo entre cinco a oito semanas, mas com a nova estrutura no Texas, três a cinco semanas podem ser suficientes até mesmo se a empresa conduzir outros projetos paralelamente.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!