A SpaceX lançou com sucesso a missão de carga CRS-22 para a Estação Espacial Internacional às 14h29 (horário de Brasília) desta quinta-feira (3). A decolagem do foguete Falcon 9 aconteceu do Complexo de Lançamento 39A no Centro Espacial Kennedy da Nasa, na Flórida, nos Estados Unidos.
Assista ao lançamento:
O primeiro estágio do foguete de 70 metros de altura retornou à Terra nove minutos após a decolagem e pousou no droneship (navio autônomo) “Of Course I Still Love You” (“É claro que eu ainda te amo”, em português) no Oceano Atlântico.
Confira o momento do pouso:
A cápsula Dragon se separou do segundo estágio do Falcon 9 cerca de doze minutos após a decolagem e se irá se acoplar autonomamente na ISS neste sábado (5).
Veja o momento da separação:
Esta é a 22ª missão de reabastecimento para a Estação Espacial Internacional realizada pela SpaceX. “O transporte é de cerca de 4.300 libras (1.950 kg) de carga pressurizada para a Estação Espacial Internacional, incluindo suprimentos para a tripulação de astronautas da estação, equipamentos e experimentos, bem como dois novos painéis solares a serem instalados durante as próximas caminhadas espaciais”, explicou Joel Montalbano, da Nasa, e gerente do programa da Estação Espacial.
Já Sarah Walker, gerente de missão Dragon, falou sobre o novo foguete da empresa de Elon Musk: “Esta é a 17ª missão que a SpaceX lançou apenas neste primeiro semestre de 2021 e a primeira em que estamos introduzindo um novo foguete à frota”.
Assista a live da SpaceX na íntegra:
Leia mais:
- Nasa planeja duas missões a Vênus até o ano de 2030
- SpaceX vai levar mais três missões da Axiom Space à ISS
- Astronautas terminam o desligamento do compartimento de acoplagem Pirs na ISS
- Lançamento do telescópio espacial James Webb é adiado novamente
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!