Com o objetivo de proporcionar maior hidrodinamismo aos profissionais da natação, a Speedo apresentou um protótipo do Fastskin 4.0, conceito chamado pela empresa de “maiô mais inteligente do mundo”. 

O traje tem uma série de inovações futurísticas. Entre elas, o tecido para coleta de energia e um AI Coach integrado, que a fabricante afirma permitir que os atletas nadem até 4% mais rápido até 2040.

publicidade
O Fastskin 4.0 tem um exoesqueleto embutido, que se flexiona para proporcionar potência ideal, enquanto a superfície da roupa é bioprojetada para replicar a pele de tubarão, para melhor fluxo através da água. Imagem: Divulgação Speedo

Desenvolvido em colaboração com o Aqualab, o conceito Fastskin 4.0 é totalmente anatômico, personalizado para o corpo do nadador. Suas características podem fazer com que o recorde masculino de 50 metros de nado livre ultrapasse a barreira dos 20 segundos, e o tempo de 100 metros de peito feminino finalmente caia para menos de 60 segundos.

Fastskin 4.0 é feito com bactérias geneticamente modificadas

Segundo Rob Blenkinsopp, chefe de pesquisa e desenvolvimento da Aqualab, foram selecionados detalhes minuciosos, desde tecidos e texturas até o modo de integração de inteligência ao maiô. “O futuro está prestes a ficar muito rápido”, afirmou. ‘

publicidade

O traje é feito com um tecido produzido por bactérias geneticamente modificadas e tem um sistema de coleta de energia, permitindo que se auto-alimente.

O traje é feito de bactérias modificadas geneticamente e com bioengenharia com tecido de coleta de energia, permitindo que ele se auto-alimente. Imagem: Divulgação Speedo

Segundo a Speedo, o traje é 80% biodegradável. Ele apresenta um exoesqueleto embutido que se flexiona para proporcionar a potência ideal aos movimentos, enquanto sua superfície é bioprojetada para replicar a pele de um tubarão, proporcionando melhor fluxo através da água.

publicidade

Leia mais:

O traje também possui um AI Live Coach, evitando que os treinadores precisem gritar do lado de fora. “Provando ser a roupa mais inteligente de todos os tempos, o Fastskin 4.0 contará com um AI Live Coach, com micro-sensores de inteligência artificial impressos na estrutura do traje que monitoram os sinais vitais do atleta antes, durante e após as corridas”, afirma a empresa. “Os sensores fornecerão dados em tempo real sobre técnica, ritmo, posição e condição para um atleta no meio da prova por meio do toque tátil”.

publicidade

Antes de uma prova, os níveis de saturação de oxigênio e hidratação são avaliados para garantir que os nadadores cheguem aos blocos em ótimas condições. E, assim que a prova terminar, os nadadores serão capazes de monitorar e controlar suas recuperações, acessando dados como os níveis de lactato do corpo, “permitindo-lhes nadar e descansar adequadamente para estarem prontos para o próximo nado o mais rápido possível”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!