Em meio à crise global dos chips semicondutores – que não tem data para acabar -, empresas estão fazendo o possível para se ajustar e, de alguma forma, seguir em frente. Na indústria automobilística, que é a mais afetada pela escassez, já é possível notar uma tendência iniciada: simplificar seus carros e reduzir os equipamentos.

De acordo com a General Motors (GM), uma série de modelos da Chevrolet Cadillac produzidos na América do Norte perderão o sistema start-stop para impedir que a linha de produção seja interrompida. A retirada da tecnologia, conhecida por desligar e ligar automaticamente o motor após alguns segundos da parada do veículo, já foi implementada pela empresa e é válida para diferentes versões com motor V8 de modelos como Tahoe, Suburban, Escalade, Silverado e GMC Yukon.

publicidade
Fábrica da Chevrolet em São Caetano do Sul (SP); semicondutores afetam produção de carros. Imagem: Divulgação/GM
Fábrica da Chevrolet em São Caetano do Sul (SP); semicondutores afetam produção de carros. Imagem: Divulgação/GM

A medida terá uma série de impactos, inclusive no bolso dos clientes. A GM não revelou os novos valores pelo padrão EPA (Agência de Proteção ao Meio Ambiente, equivalente ao PBE/Conpet do Brasil), porém já alertou que a remoção do item aumentará o consumo de combustível dos carros.

Em virtude da simplificação do pacote de equipamentos, os consumidores que já encomendaram os modelos terão abatimento de US$ 50 (cerca de R$ 250, conforme a cotação atual). A montadora garantiu que a medida não irá alterar a meta de redução global do consumo dos modelos exigida pelo governo.

Leia mais:

Do outro lado do Oceano Atlântico a Stellantis seguiu a mesma linha de pensamento, mas em uma decisão mais drástica. A segunda geração do Peugeot 308 perdeu o quadro de instrumentos de 10″ totalmente digital e voltará a usar o cluster analógico. A simplificação valerá até o último trimestre, quando o hatch médio atual sairá de linha para dar lugar à nova versão – que voltará a ter o painel.

O curioso é que o quadro digital era justamente a maior novidade da linha 2020 do 308, que está uma geração acima do que era vendido no Brasil. Fontes próximas à montadora relataram à revista Autoesporte que a Peugeot irá oferecer um desconto de €$ 400 (aproximadamente R$ 2.400) para os clientes que já haviam reservado o modelo.

Assim como ocorre com a GM, a fabricante francesa não prevê a possibilidade de os consumidores fazerem um upgrade nos carros no futuro, adicionando os equipamentos que foram excluídos.

Fonte: Autoesporte

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!