Waymo anuncia financiamento de US$ 2,5 bi em rodada de investimentos

A startup Waymo, subsidiária da Alphabet, anunciou investimentos para contratar funcionários e aprimorar a tecnologia de direção autônoma
Karoline Albuquerque17/06/2021 12h07
waymo carro autônomo
Imagem: Waymo/Divulgação
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A Waymo, subsidiária da Alphabet, anunciou, nesta quarta-feira (16), uma última rodada de investimentos, adicionando US$ 2,5 bilhões (R$ 12,5 bilhões). A startup pretende usar o financiamento para contratar mais funcionários e avançar o desenvolvimento da tecnologia de direção autônoma para mais viagens pagas.

De acordo com a Reuters, a própria Alphabet liderou o investimento, junto a outros acionistas. Essa rodada acontece três meses após a rodada inicial de financiamento externo da Waymo, que juntou US$ 2,25 bilhões (R$ 11,2 bilhões). Agora, a startup soma quase US$ 6 bilhões (R$ 30 bilhões) em capital.

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O valor entra no caixa da Waymo um dia depois que a rival Cruise anuncia uma linha de crédito da GM de US$ 5 bilhões (R$ 25 bilhões). Com o apoio da empresa-mãe, a startup agora pode trabalhar no aprimoramento da tecnologia autônoma, enquanto busca aprovação burocrática para operar na Califórnia.

A companhia se prepara para realizar as viagens pagas em São Francisco, mas espera a aprovação da licença do California DMV e da California Public Utilities Commission (CPUC). No requerimento, a Waymo registrou apenas 83 mil milhas autônomas na área da cidade, mesmo contando com mais rodagem. A Cruise também pretende iniciar trabalhos na região e já foi autorizada pela CPUC.

A Waymo opera, atualmente, em Chandler, Arizona. Imagem: Waymo/Divulgação

A Waymo foi lançada em 2009, pela Alphabet, controladora do Google, como um projeto de veículo autônomo. Mas foi só em 2016 que recebeu o atual nome. A startup testa, desde então, vários modelos em diversos estados dos Estados Unidos. Desde 2019, ela realiza corridas sem motorista para pessoas em Chandler, Arizona. Porém, a pandemia da Covid-19 forçou uma breve parada nas operações.

O coronavírus também atrasou licenças da Waymo. Mas, o maior obstáculo da companhia é de fato conseguir uma direção autônoma segura e confiável em seus carros. Em março deste ano, a empresa simulou acidentes, usando dados de batidas reais, para mostrar a eficiência dos robôs.

Via: Electrek

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Karoline Albuquerque é redator(a) no Olhar Digital