Nesta quinta-feira (17), a Airspeeder, braço eVTOL da Alauda Racing especializado em automobilismo para veículos elétricos voadores, divulgou em seu canal oficial no YouTube um vídeo do Mk3 decolando. Trata-se do primeiro carro de corrida voador do mundo. Esse voo pode significar a porta de entrada para um tipo inteiramente novo de liga de corrida.

Alauda Racing divulga primeiro voo do Airspeed Mk3. Imagem: Divulgação Alauda Racing

O veículo foi revelado pela startup australiana em fevereiro deste ano, sendo um elegante carro voador que funciona como um drone.

Agora, o Mk3 decolou pela primeira vez, em um local não revelado no sul da Austrália. Nos vídeos promocionais, o elegante quadricóptero decola e voa sem esforço sobre uma paisagem desértica.

Corrida de carros voadores pilotados à distância 

A Alauda espera um dia ter até quatro equipes competindo em três eventos em todo o mundo. “Eles correrão ‘lâmina a lâmina’ em locais inacessíveis ao automobilismo tradicional”, de acordo com um comunicado à imprensa. 

publicidade

Uma pré-temporada de um torneio chamado EXA, envolvendo uma competição interna de estilo drag-race entre duas equipes de trabalho distintas da marca, será anunciada em breve.

Leia mais:

De acordo com o site americano Futurism, no entanto, há uma grande ressalva: os pilotos, compostos por homens e mulheres, não estarão no assento do motorista. Eles dirigirão os carros voadores à distância, de dentro de um simulador. Suas equipes, por sua vez, terão a tarefa de substituir as baterias durante a corrida, o equivalente a um pit stop nas corridas de Fórmula 1.

Aispeeder foi projetado para transportar um piloto humano

Mas, o Airspeeder Mk3 foi projetado para emular a estrutura de um carro voador capaz de hospedar um piloto humano. Ele pesa em torno de 130 kg e pode suportar cerca de 80 kg – média de peso de um piloto humano. 

Graças a seu sistema de transmissão, que distribui 320 quilowatts de potência, ele pode acelerar de 0 a 62 mph em apenas 2,8 segundos. Ou seja, o Mk3 também é rápido.

Segundo a publicação do site Futurism, é possível que, em breve, um ser humano possa, sim, conduzir o Airspeeder Mk3 diretamente de seu interior.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!