A Polestar, marca sueca focada em veículos elétricos ligada à Volvo, está dando uma prévia do novo modelo, que será um SUV voltada totalmente para o desempenho. O carro será o primeiro “elétrico puro” lançado pela empresa, visto que o Polestar 1 era um híbrido plug-in, enquanto o Polestar 2 é baseado na plataforma CMAconfira o misterioso teaser abaixo.

Batizado (obviamente) de Polestar 3, o automóvel será produzido nos Estados Unidos (EUA), em um espaço compartilhado com a Volvo na fábrica em Ridgeville, no estado da Carolina do Sul – mesmo local onde, desde agosto de 2018, o sedã médio Volvo S60 está em desenvolvimento.

publicidade
Anti-Tesla Model X, Polestar 3 se prepara para a estreia em 2022. Imagem: Divulgação
Anti-Tesla Model X, Polestar 3 se prepara para a estreia em 2022. Imagem: Divulgação

Espera-se que a produção do modelo – que tem o objetivo de competir diretamente com o Tesla Model X – comece “globalmente” em 2022. A palavra “globalmente” sugere que talvez haja também outros locais que produzirão o Polestar 3, como a China, mas nenhum outro lugar fora os EUA foi confirmado ainda.

Ao desenvolver o SUV elétrico na América do Norte, a marca informa que os tempos de entrega serão reduzidos e os clientes serão beneficiados com um preço reduzido. E mais: fabricar o novo Polestar localmente ainda terá um impacto ambiental menor por não ter que despachar os veículos a milhares de quilômetros da China. “Tudo isso torna a marca ainda mais competitiva no crítico mercado de vendas americano”, afirmou Dennis Nobelius, COO da marca.

Os detalhes sobre o veículo ainda não estão disponíveis, mas deve seguir o que foi apresentado pelo conceito Precept (porém mais parecido com um SUV), de acordo com anúncio feito pelo chefe de design, Max Missoni, em entrevista no ano passado para a revista Autocar. “A linguagem de design desse carro é algo que você pode e deve esperar em nossos futuros carros, começando com o Polestar 3”, disse.

Conceito Precept do Polestar 3... não parece um SUV, para ser sincero. Imagem: Divulgação
Conceito Precept do Polestar 3… não parece um SUV, para ser sincero. Imagem: Divulgação

A marca sueca ainda revela que vai inaugurar uma nova plataforma elétrica dedicada para a Polestar e Volvo. O Polestar 3 terá um avançado sistema de condução autônoma, além de um design aerodinâmico. E quanto à tecnologia e conectividade, o painel de informação e entretenimento irá contar com o sistema operacional Android Automotive, do Google.

Quando a capa for retirada, é esperado que a aparência seja “mais Polestar e menos Volvo”, visto que desde o lançamento das versões mais recentes do Polestar 2, as equipes de design estão trabalhando duro para separar as duas marcas em termos de estilo. 

A produção do Polestar 3 está prevista para começar a partir do ano que vem, com imagens e as especificações técnicas iniciais a serem divulgdas nos próximos meses.

Sobre a Polestar (e os seus três veículos)

A Polestar já foi uma submarca voltada a criar tecnologias de alto desempenho para a Volvo. Em 2017, a empresa foi reformulada e se tornou uma marca própria ligada à montadora sueca com o objetivo de produzir veículos elétricos “emocionantes e divertidos de dirigir” – um nicho que a Tesla foi a primeira a preencher e tem dominado desde então.

Leia mais:

A Polestar é propriedade conjunta da Volvo Car Group e da Zhejiang Geely Holding, da China. Desde o lançamento, a empresa construiu uma operação global de vendas e distribuição na China, e lançou dois veículos: o Polestar 1 e o Polestar 2.

Fontes: TechCrunch, Autocar e InsideEVs

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!