Soundtrack My Life: Porsche cria músicas personalizadas com base no seu jeito de dirigir

Por Arthur Henrique, editado por Renato Mota 18/06/2021 09h34, atualizada em 18/06/2021 14h48
Soundtrack My Life: Porsche cria playlist personalizada com base no seu jeito de dirigir. Imagem: Divulgação
Soundtrack My Life: Porsche cria playlist personalizada com base no seu jeito de dirigir. Imagem: Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Porsche está desenvolvendo um sistema que cria músicas de forma personalizada baseada no seu estilo de direção, esteja você acelerando em uma estrada aberta ou preso no trânsito. O projeto, batizado de ‘Soundtrack My Life‘ (“Trilha sonora da minha vida”, na tradução literal do inglês) funciona como um jogo, aumentando e diminuindo a intensidade das composições originais dependendo da “aceleração, velocidade e forças centrífugas do carro”, de acordo com a marca.

A tecnologia da maior e mais tradicional fabricante de automóveis esportivos não é apenas uma playlist personalizada com canções de serviços de streaming, mas sim amostras e composições originais combinados por um algoritmo que avalia o estilo de direção do motorista. Ou seja, você escolhe o estilo de música que deseja e, em seguida, o sistema começa a reproduzi-la.

“A complexidade do que chega ao ouvido depende de como eles dirigem”, explicou Norman Friedenberger, consultor de Negócios Digitais da Porsche, em vídeo sobre ‘Soundtrack My Life’ (assista abaixo). “[O sistema analisa] com que velocidade eles dirigem e com que força aceleram e freiam. Depois que você diminui a velocidade ou para o carro, a música diminui o ritmo para corresponder da mesma forma”.

Ainda segundo a Porsche, a ideia não é substituir as plataformas de streaming dentro dos modelos, porém dar aos motoristas uma outra opção. A vantagem da tecnologia é que o sistema sempre tocaria algo original e poderia continuar sendo atualizado com “música nova”, teoricamente, para sempre. “Isso é o que é tão empolgante para o motorista. Eles experimentam uma nova trilha sonora a cada vez. O formato promete uma experiência de audição duradoura, pelo menos três a cinco vezes mais do que com a música linear”, concluiu Friedenberger.

Por ora, ‘Soundtrack My Life’ está em fase experimental e a Porsche ainda não decidiu se vai, de fato, produzir o sistema comercialmente. No entanto, a montadora afirma que está “atualmente testando a tecnologia nos veículos” para ver se é possível “criar uma experiência de imersão geral”.

Leia mais:

Fonte: engadget

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Arthur Henrique é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Renato Mota é redator(a) no Olhar Digital