Em um campo na Inglaterra, três robôs receberam uma missão: encontrar e eliminar ervas daninhas com eletricidade antes do plantio de sementes.

Os robôs – chamados de Tom, Dick e Harry – foram desenvolvidos pela Small Robot Company para livrar o solo de ervas daninhas indesejadas com o mínimo de uso de produtos químicos e maquinário pesado.

publicidade

A startup tem trabalhado em seus herbicidas autônomos desde 2017 e, em abril deste ano, lançou o Tom, seu primeiro robô comercial que agora está operacional em três fazendas no Reino Unido. Os demais robôs ainda estão em fase de protótipo, em testes.

Robôs eliminam ervas daninhas com eletricidade. Imagem: Small Robot Company
Robôs eliminam ervas daninhas com eletricidade. Imagem: Small Robot Company

Robôs trabalham em sintonia

O robô Tom pode escanear 20 hectares por dia, coletando dados que são, então, usados ​​por Dick, um robô de “cuidado de plantações”, para eliminar ervas daninhas. Em seguida, é a vez do robô Harry plantar sementes no solo livre de ervas daninhas.

publicidade

Usando o sistema completo, uma vez instalado e funcionando, os agricultores podem reduzir os custos em 40% e o uso de produtos químicos em até 95%, segundo a empresa.

Leia mais:

publicidade

Robôs podem evitar o uso de agrotóxicos

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, seis milhões de toneladas métricas de pesticidas foram comercializadas globalmente em 2018, avaliadas em US $ 38 bilhões.

“Nosso sistema permite que os agricultores salvem seus solos exauridos e danificados por produtos químicos”, disse Ben Scott-Robinson, cofundador e CEO da Small Robot.

publicidade

A Small Robot espera lançar seu sistema completo de robôs até 2023. O serviço será oferecido a um preço de cerca de US$ 568 por hectare (cerca de R$ 2,9 mil). Inicialmente, o cliente receberá o robô de monitoramento. Os robôs de remoção e plantio serão entregues apenas quando os dados mostrarem que eles são realmente necessários.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!