A Xiaomi, aparentemente, está trabalhando em uma nova tecnologia a ser revelada nos próximos anos que usará som e outros componentes para carregar dispositivos.

A gigante chinesa solicitou uma patente no CNIPA (Administração Nacional de Propriedade Intelectual da China), que revela alguns detalhes importantes da novidade que está por vir.

Tecnologia da Xiaomi coleta e converte o som em energia

Além do carregamento por som, a patente registrada pela Xiaomi também envolve um dispositivo de armazenamento de energia.

A tecnologia inclui, segundo o documento, um “dispositivo de coleta de som e uma pluralidade de dispositivos de conversão de energia” para transformar a vibração ambiental em mecânica.

publicidade

Em seguida, essa vibração mecânica será convertida em uma corrente alternada (CA) que, depois, será transformada em corrente contínua (DC).

Como funcionam carregadores rápidos
Carregadores de celular tradicionais podem ficar no passado. Imagem: nampix/Shutterstock

Leia mais:

Xiaomi pode permitir a recarga sem a necessidade de tomadas

A patente sugere que essa tecnologia pode carregar smartphones e outros dispositivos eletrônicos sem a necessidade de qualquer tomada.

O novo tipo de tecnologia de carregamento sem fio da Xiaomi parece muito promissor, mas não quer dizer que vá chegar ao mercado em um futuro próximo. Existem muitas barreiras que a empresa terá de ultrapassar para tornar isso comercialmente viável.

Para se ter uma ideia, a Xiaomi já revelou sua tecnologia HyperCharge de 200W, mas mesmo essa novidade pode levar mais de um ano para chegar aos smartphones.

Até agora, a empresa tinha apenas um smartphone com tecnologia de carregamento rápido de 120W. Portanto, podemos estar a alguns anos de distância da tecnologia de carregamento por som.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!