A Nasa vai transmitir na quinta-feira (29) o retorno da nave Cygnus à Terra, após a embarcação partir da Estação Espacial Internacional (ISS), onde atracou em fevereiro deste ano para entregar aproximadamente 3,6 toneladas de uma carga que inclui insumos e equipamentos de pesquisa.

A Cygnus, construída pela Northrop Grumman, foi assim nomeada pela empresa em homenagem à matemática da Nasa, Katherine Johnson, responsável pelos primeiros cálculos que asseguraram o sucesso de diversas missões espaciais da agência espacial. Sua história foi contada no filme “Estrelas Além do Tempo”, com seu papel vivido pela atriz Taraji P. Henson.

publicidade

Leia também

Imagem compartilhada pela Nasa mostra a espaçonave Cygnus, com seus dois painéis solares laterais e a Terra ao fundo
A nave não tripulada Cygnus, acoplada à Estação Espacial Internacional, fará seu retorno à Terra no próximo dia 29/6. Imagem: Nasa/Divulgação

A transmissão será feita pelo site oficial da Nasa, além do app dedicado da agência espacial americana (disponível para dispositivos iOS, Android e Amazon) a partir das 13h (horário de Brasília). De acordo com o cronograma divulgado, os controladores de voo aqui na Terra enviarão o comando de destaque da nave do “braço” da ISS às 13h25, também nesta hora manobrando-a em direção à nossa atmosfera.

publicidade

Pouco depois de sua partida, a Cygnus ainda terá duas funções a realizar no caminho de volta: a primeira é o posicionamento do satélite IT-SPINS, para pesquisas científicas relacionadas à ionosfera da Terra; e do satélite MYSat-2, para que estudantes de graduação universitária possam treinar o desenvolvimento de softwares de pesquisa espacial.

Depois disso, a espaçonave vai destacar parte de seu conteúdo – especificamente, dejetos acumulados pelos astronautas da ISS – para a queima na atmosfera durante o processo de reentrada, para só então chegar à Terra em definitivo.

publicidade

Vale lembrar que a Nasa ainda tem mais algumas missões planejadas para a Cygnus antes de sua aposentadoria, mas datas de cada uma ainda não foram reveladas.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!