Durante o evento de apresentação do Windows 11, realizado nesta quinta-feira (24), a Microsoft anunciou a integração nativa do Teams, seu app de comunicação, diretamente no sistema operacional, eliminando a necessidade de baixar um programa dedicado para seu uso.

A novidade vem como confirmação de que a empresa estaria deixando o Skype um pouco de lado, favorecendo o crescimento do Teams em época de pandemia.

Segundo Panos Panay, CPO da Microsoft, a integração não é limitada a qual plataforma o outro usuário estiver usando: “iOS, Android, Windows, isso não importa”, disse o executivo.

Leia também

publicidade
Imagem mostra o Windows 11 rodando o Microsoft Teams em caráter nativo. App de videochamadas será integrado ao novo sistema operacional

O interessante é que, apesar de todo o contexto corporativo do aplicativo, que nasceu como um software de reuniões virtuais entre colegas de trabalho, a Microsoft apresentou a integração do Windows 11 com o Teams em vídeos mostrando atividades mais familiares ou esportivas, sinalizando, talvez, a entrada do app em um terreno já marcado pela presença do Skype.

No vídeo apresentado pela Microsoft, é possível ver o ícone do Teams afixado à barra de tarefas do Windows. Com um clique o usuário vê uma lista de contatos recentes, podendo começar rapidamente um bate-papo por texto, voz ou vídeo.

No Windows 10, hoje, o Teams não vem como um aplicativo padrão do sistema operacional. Para usá-lo, é necessário encontrar seu instalador na loja oficial da Microsoft, fazer o download e, depois, a instalação, manualmente.

A novidade aponta para uma aposta forte da Microsoft no Teams: durante a pandemia, o aplicativo antes restrito ao setor corporativo atingiu a marca de 147 milhões de usuários ativos diários, segundo análise do site alemão Statista.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!