Durante a apresentação do Windows 11 em transmissão online veiculada nesta quinta-feira (24), o CPO da Microsoft, Panos Panay, anunciou a disponibilidade de aplicativos do Android no sistema operacional para computadores pessoais.

Segundo o executivo, a integração será feita por meio da Amazon, que disponibilizou a sua própria loja virtual de aplicativos para o Windows 11. Mais além, Panay ressaltou que isso não é um “espelhamento” de apps rodando no smartphone, como o que já é oferecido por alguns aparelhos. Os apps rodarão diretamente no computador, e poderão ser encontrados e baixados diretamente pela loja virtual.

publicidade

Leia também

Imagem mostra uma loja virtual do Windows 11, disponibilizando apps de Android para download nativo no novo sistema operacional

A integração do Windows 11 com o Android será feita por meio da tecnologia Intel Bridge. Os aplicativos poderão ser afixados na barra de tarefas e terão compatibilidade com os novos esquemas de visualização de janelas do Windows 11, a fim de simplificar os trabalhos multitarefa do usuário.

publicidade

Na demonstração veiculada pela empresa, vemos o TikTok sendo reproduzido de forma nativa dentro do Windows 11, inclusive com manipulação do tamanho de janelas para facilitar o trabalho multitarefas, sem queda de desempenho na reprodução do vídeo.

Com a novidade, a Microsoft retoma uma ideia iniciada lá em 2015: naquele ano, a empresa estava alavancando o Projeto Astoria, que permitira que desenvolvedores de Android adaptassem suas criações para o Windows. Um ano depois, a ideia caiu por terra, com a Microsoft admitindo que justamente a tecnologia que fazia essa integração não estava trabalhando como deveria. A Intel parece ter resolvido esse problema agora em 2021.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!