Não há motocicleta como esta no planeta. A White Motorcycle Concepts (WMC) avisou os recordistas de velocidade que a nova moto elétrica da empresa quer bater o recorde mundial em 2022. Segundo eles, a WMC250EV deve ser capaz de atingir 402,25 km – feito que superaria a marca da Vorax Wattmann, de 366,85 km/h.

E qual o segredo do veículo elétrico super-rápido? Bem, no caso da motocicleta da WMC, acaba sendo muito mais aerodinâmica do que potência. O modelo tem a parte mecânica bastante avançada, que exige uma posição mais inclinada de pilotagem e inclui uma série de dutos (e sim, um grande buraco) por onde deve passar o ar.

publicidade
White Motorcycle Concepts (WMC) quer que a nova moto elétrica da empresa seja a mais rápida do mundo. Imagem: Divulgação
White Motorcycle Concepts (WMC) quer que a nova moto elétrica da empresa seja a mais rápida do mundo. Imagem: Divulgação

“O demonstrador de alta velocidade WMC250EV é a versão mais radical deste conceito para desafiar o recorde mundial de velocidade terrestre. É elétrico, pois é a fonte de energia de emissão zero no momento, mas como o conceito aerodinâmico oferece benefício de eficiência, poderia facilmente ser hidrogênio ou qualquer outra fonte de energia futura”, disse o CEO da empresa, Rob White, ao site New Atlas.

A moto elétrica é capaz de atingir velocidades superiores também graças à três tecnologias, incluindo o sistema de arrasto ultrabaixo da WMC, batizado de V-Air. Esta inovação apresenta um grande duto no centro da motocicleta (que é um buraco notável, diga-se de passagem) que força o ar através do veículo, ao invés de ao redor.

Em testes, a V-Air fez com que a WMC250EV registrasse arrasto aerodinâmico 70% menor que a maioria das motocicletas de alto desempenho que são líderes de mercado que rodam atualmente. Além disso a força que tende a frente subir também foi reduzida severamente, o que contribuiu com a estabilidade do veículo.

Nova moto elétrica da White Motorcycle Concepts (WMC) quer bater o recorde mundial em 2022. Imagem: Divulgação
Nova moto elétrica da White Motorcycle Concepts (WMC) quer bater o recorde mundial em 2022. Imagem: Divulgação

O duto também é responsável por aumentar a carga axial na frente da motocicleta, permitindo que a WMC250EV utilize uma unidade de motor D-Drive que aciona a roda dianteira, que por sua vez torna possível aproveitar a energia de frenagem regenerativa. O elétrico ainda traz um sistema de transmissão final exclusivo F-Drive instalado para deixar o veículo mais potente e eficiente. Essas tecnologias reduzem as emissões de CO2 e aceleram a descarbonização de motocicletas.

Outro detalhe diferente da moto elétrica da WMC fica por conta da corrente de transmissão totalmente coberta, o que ajuda ainda mais na eficiência. Sim, para abrir aquele grande buraco no meio, a empresa teve que enfiar todas as entranhas do veículos – incluindo sistema de transmissão elétrico e baterias – de modo que deixa a mecânica da motocicleta quase invisível, tudo visando a fusão perfeita entre design e aerodinâmica.

A autonomia da moto elétrica não foi revelada pela empresa, mas ao que tudo indica, a bateria será razoavelmente modesta: 15 kWh, com potência total atingindo picos 100 kW (134 cavalos). Embora isso possa parecer decepcionante aos entusiastas, White está confiante de que a aerodinâmica do WMC250EV mais do que compensa qualquer outra característica.

Rob White dirige WMC250EV que, segundo ele a empresa, já é a moto elétrica mais rápida do mundo. Imagem: Divulgação/White Motorcycle Concepts (WMC)

A meta de atingir 402 km/h e entrar para o Guinness World Records ocorrerá em 2022 deve ocorrer em Salar de Uyun, o maior deserto de sal do mundo, localizado no sudoeste da Bolívia. Ainda no fim de 2021, a moto elétrica deve tentar alcançar o recorde equivalente britânico. “Produzimos a motocicleta mais aerodinamicamente eficiente do mundo”, explicou White ao New Atlas. “[Não duvido que] estaremos batendo um recorde mundial de velocidade terrestre”.

O plano de White é, primeiramente, provar a potência das tecnologia com o recorde de velocidade e, em seguida, lançá-la no mercado de veículos elétricos de rua “em breve”. Saiba mais sobre a possível “moto elétrica mais rápida do mundo” com o vídeo abaixo:

Leia mais:

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!