A Amazon Web Services (AWS) comprou o Wickr, aplicativo de mensagens criptografadas com foco em informações sigilosas. Trata-se de um aplicativo similar ao Signal, que utiliza mensagens com protocolos de segurança reforçados.

De acordo com o site The Verge, o valor da transação não foi anunciado pela gigante da tecnologia. A ideia da Amazon é oferecer uma ferramenta segura para troca de informações entre as empresas no atual momento em que o trabalho remoto ganha cada vez mais espaço no mercado de trabalho. 

Fachada da Amazon Web Services, também conhecida como AWS
Amazon Web Services (AWS) adquire o Wickr, aplicativo de mensagens criptografadas com foco em informações sigilosas. Imagem: Michael Vi/Shutterstock

“Estamos entusiasmados em compartilhar que a AWS adquiriu a Wickr, uma empresa inovadora que desenvolveu a tecnologia de comunicação criptografada de ponta a ponta mais segura do setor”, escreveu Stephen Schmidt, vice-presidente da Amazon Web Services, em sua conta no Linkedin.

Leia mais:

publicidade

Compra estratégica 

A compra do aplicativo pela Amazon ocorre em um momento estratégico. Isso porque a empresa disputa um contrato de US$10 bilhões para o fornecimento de serviços ao governo dos Estados Unidos, tentando desbancar a Microsoft, atual contratada para tal fim. 

Com o Wickr, a Amazon pode estar buscando alternativas para oferecer uma gama de novos produtos voltados à segurança dos dados. Possivelmente, é uma forma de expansão da infraestrutura de serviços de comunicação e criptografia, de olho em novos mercados e também no contrato com o governo norte-americano. 

Objetivo da Amazon Web Services é proteger a comunicação

Atualmente, a AWS oferece o Chime, um serviço voltado às organizações com foco nas chamadas corporativas, mas ele é pouco conhecido e não chegou aos pés dos concorrentes diretos, como Slack e Microsoft Teams. A nova aquisição é vista pela Amazon como um grande avanço rumo a mercados até agora pouco explorados, como revela o vice-presidente da empresa. 

“As empresas e agências governamentais têm um desejo crescente de proteger suas comunicações em muitos locais remotos. As soluções de comunicação da Wickr ajudam empresas e organizações do governo a se adaptarem a essa mudança em seu ambiente de trabalho, sendo um serviço que a AWS poderá oferecer aos seus clientes e parceiros”, finalizou Schmidt.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!