Uma “bolha de calor” está sobre o oeste do Canadá e o noroeste dos EUA no Pacífico, levando as temperaturas a índices cada vez mais elevados.

A cidade abriga, normalmente, um resort de esqui – Imagem: Irina274 – Istockphoto
Mais de 40 novas elevações de temperatura foram registradas na Colúmbia Britânica no fim de semana, até mesmo na cidade de Whistler, conhecido resort de esqui. E a área de alta pressão que retém o ar quente na região deve continuar causando recordes ao longo da semana.
O Environment Canada emitiu alertas para Colúmbia Britânica, Alberta e partes de Saskatchewan, Yukon e os Territórios do Noroeste. “Uma onda de calor prolongada, perigosa e histórica persistirá nesta semana”, disse o jornal.
De acordo com o veículo, as altas temperaturas chegaram a 30oC na tarde de domingo (27), e chegarão a um pico próximo aos 40oC, em algumas regiões, no meio da semana. Essas são temperaturas de 10 a 15 graus Celsius mais altas do que o normal.
Leia mais:
- Por falta de água nas nuvens, não é possível vida em Vênus
- Evento raro de inverno faz lago desaparecer na Antártica
- Projeto para mapear o fundo do oceano até 2030 alcança 20% da meta
Segundo o site Science Alert, o Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos emitiu um alerta semelhante sobre uma “onda de calor perigosa” que poderia causar um aumento recorde de temperaturas em partes dos estados de Washington e Oregon.
“A onda de calor histórica do noroeste continuará durante grande parte da próxima semana, com inúmeros recordes diários, mensais e até mesmo de todos os tempos provavelmente a serem alcançados”, disse o órgão em comunicado.
Canadá registra temperatura mais alta em 84 anos
A temperatura mais alta já registrada no Canadá foi de 45°C (113°F), em duas cidades no sudeste de Saskatchewan, em 5 de julho de 1937. Esse recorde foi quebrado no último domingo (27) em Lytton, British Columbia – cerca de 250 km a nordeste de Vancouver, que chegou a 46,1°C (114,98°F).
Como consequências graves desse fenômeno, os riscos de incêndios florestais são elevados e os níveis de água em lagos e rios ficam mais baixos.
Tudo indica que as lojas tenham esgotado o estoque de aparelhos de ar condicionado e ventiladores portáteis, enquanto as cidades abriram centros de resfriamento de emergência e vários postos de vacinação contra a Covid-19 foram fechados.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!