O ano de 2021 é promissor para fãs de ficção científica. Um dos clássicos do gênero, ‘Fundação’, de Isaac Asimov (1920-1992), chegará em breve às telas pela Apple TV+. Um novo teaser da série divulgado hoje revelou a data de estreia da produção: 24 de setembro de 2021. Confira:
Desenvolvida ao longo de sete livros por Asimov, a saga foi publicada a partir dos anos 1950, sendo originalmente composta por três livros. A chamada ‘Trilogia da Fundação’, formada por ‘Fundação’, ‘Fundação e Império’ e ‘Segunda Fundação’.
Leia mais:
- Estreia de ‘Duna’ é adiada em três semanas
- ‘Star Wars’: Disney abandona nome controverso de nave de Boba Fett
- Douglas Adams e a história por trás do ‘Dia da Toalha’
Em 1966, a trilogia recebeu o prêmio Hugo de melhor série de ficção científica e fantasia de todos os tempos, superando ‘O Senhor dos Anéis’ na disputa.
A saga já foi publicada inteiramente no Brasil pela editora Aleph, mas, atualmente, apenas a ‘Trilogia da Fundação’ está disponível. Os demais títulos encontram-se esgotados.
A série de livros é ambientada no futuro e acompanha o cientista Hari Seldon, que desenvolve uma ciência para prever acontecimentos futuros. A partir de seus estudos, o pesquisador descobre que humanidade entrará em colapso dentro de mil anos.

Seldon, então, desenvolve um plano para reverter a iminente destruição do império humano, para evitar que a civilização volte à barbárie. Na série televisiva, o personagem é interpretado na série por Jared Harris (‘Chernobyl’).
O showrunner do programa é David S. Goyer, roteirista da trilogia cinematográfica de Batman comandada por Christopher Nolan. A primeira temporada do programa terá dez episódios, sendo os três primeiros liberados na estreia.
Mais ficção científica em 2021
Outra epopeia do gênero sci-fi adaptada por audiovisual também chegará em breve. ‘Duna’, saga criada por Frank Herbert (1920-1986) e levada aos cinemas nos anos 1980 por David Lynch, terá um novo filme lançado em outubro. Quem comanda a nova adaptação é Denis Villeneuve (‘A chegada’).
Tanto ‘Fundação’ quanto ‘Duna’ influenciaram inúmeras outras obras de ficção científica e fantasia, a exemplo de ‘Star Wars’ e ‘Star Trek’. Na mesma edição do prêmio Hugo em que a trilogia de Asimov foi eleita a maior obra do gênero de todos os tempos, ‘Duna’ também foi premiado. Naquele ano, o livro dividiu o Hugo de melhor romance, empatado com ‘This Immortal’, de Roger Zelazny.
Via: Collider
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!