O ano de 2021 é promissor para fãs de ficção científica. Um dos clássicos do gênero, ‘Fundação’, de Isaac Asimov (1920-1992), chegará em breve às telas pela Apple TV+. Um novo teaser da série divulgado hoje revelou a data de estreia da produção: 24 de setembro de 2021. Confira:

Desenvolvida ao longo de sete livros por Asimov, a saga foi publicada a partir dos anos 1950, sendo originalmente composta por três livros. A chamada ‘Trilogia da Fundação’, formada por ‘Fundação’, ‘Fundação e Império’ e ‘Segunda Fundação’.

publicidade

Leia mais:

Em 1966, a trilogia recebeu o prêmio Hugo de melhor série de ficção científica e fantasia de todos os tempos, superando ‘O Senhor dos Anéis’ na disputa.

A saga já foi publicada inteiramente no Brasil pela editora Aleph, mas, atualmente, apenas a ‘Trilogia da Fundação’ está disponível. Os demais títulos encontram-se esgotados.

A série de livros é ambientada no futuro e acompanha o cientista Hari Seldon, que desenvolve uma ciência para prever acontecimentos futuros. A partir de seus estudos, o pesquisador descobre que humanidade entrará em colapso dentro de mil anos.

Imagem do teaser da série Fundação exibe veículo voador em paisagem deserta.
Antes de emplacar no streaming, obra literária chegou a virar projeto de adaptações para o cinema e para a TV, sem sucesso. Crédito: Apple TV+

Seldon, então, desenvolve um plano para reverter a iminente destruição do império humano, para evitar que a civilização volte à barbárie. Na série televisiva, o personagem é interpretado na série por Jared Harris (‘Chernobyl’).

O showrunner do programa é David S. Goyer, roteirista da trilogia cinematográfica de Batman comandada por Christopher Nolan. A primeira temporada do programa terá dez episódios, sendo os três primeiros liberados na estreia.

Mais ficção científica em 2021

Outra epopeia do gênero sci-fi adaptada por audiovisual também chegará em breve. ‘Duna’, saga criada por Frank Herbert (1920-1986) e levada aos cinemas nos anos 1980 por David Lynch, terá um novo filme lançado em outubro. Quem comanda a nova adaptação é Denis Villeneuve (‘A chegada’).

Tanto ‘Fundação’ quanto ‘Duna’ influenciaram inúmeras outras obras de ficção científica e fantasia, a exemplo de ‘Star Wars’ e ‘Star Trek’. Na mesma edição do prêmio Hugo em que a trilogia de Asimov foi eleita a maior obra do gênero de todos os tempos, ‘Duna’ também foi premiado. Naquele ano, o livro dividiu o Hugo de melhor romance, empatado com ‘This Immortal’, de Roger Zelazny.

Via: Collider

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

30/08/2021