A nova Ford F-150 Police Responder, modelo policial da picape mais querida do mercado atualmente, tem a melhor aceleração entre qualquer viatura classificada para perseguição e auxílio aos agentes na pronta resposta a emergências, de acordo com vários departamentos de segurança nos Estados Unidos (EUA).

Dados dos testes realizados pelo Departamento do Condado de Los Angeles, bem como os resultados preliminares da Polícia do Estado de Michigan, mostram que a F-150 Police Responder – a única picape com classificação para perseguição no país – registrou os tempos mais rápidos entre 0 e 100 km/h. assim como 0 e 160 km/h – números melhores que quaisquer SUVs e sedãs utilizados por qualquer setor de segurança estadunidense.

“A aceleração e a velocidade do veículo contribuem para a rapidez com que os primeiros socorros podem chegar com segurança em uma cena de emergência”, disse Greg Ebel, gerente da marca de veículos policiais da Ford, em nota à imprensa. “Reduzir até mesmo alguns segundos nos tempos de resposta pode fazer uma grande diferença. Seja respondendo a um acidente na rodovia ou a um pedido de socorro de algum lugar fora da estrada, os policiais podem contar com o F-150 Police Responder para levá-los até lá rapidamente”. Confira mais detalhes da versão polícia do modelo abaixo:

Nos testes da Polícia de Michigan, os resultados preliminares mostram que a viatura F-150 registrou um tempo de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos – 1,2 segundos mais rápido do que a versão comercial da picape e pelo menos 0,4 segundos mais veloz do que qualquer outro veículo testado. Seu tempo de 0 a 160 km/h (13,1 segundos) foi 3,7 segundos mais rápido que o modelo 2020 da Police Responder. O departamento ainda confirmou a nova velocidade máxima da picape: 190 km/h.

publicidade

Já as avaliações feitas em Los Angeles mostraram que a F-150 atingiu o famigerado “quarto de milha” (período que corresponde a cerca de 400 metros) em apenas 14,4 segundos, um segundo mais rápido do que o modelo 2020 e 0,4 segundos mais veloz do que qualquer outra viatura policial.

Os principais impulsionadores das melhorias na aceleração são o torque aumentado da picape e a nova caixa de transferência 4×4 sob demanda. O motor EcoBoost de 3,5 litros ajustado da F-150 Police Responder produz 500 lb.-ft. de torque, mais do que qualquer outra viatura classificada para perseguição.

Em relação à tecnologia na mecânica, o modo de tração nas quatro rodas automático, junto à caixa de transferência sob demanda, ajustam constantemente o torque nas rodas dianteiras ou traseiras, conforme necessário. Isso contribui para partidas mais rápidas, pois fornece tração instantânea para todas as quatro rodas, independentemente das condições da estrada – ou off-road.

Ford F-150 Police Responder é a mais rápida das viaturas, diz polícia dos EUA. Imagem: Divulgação/Ford
Ford F-150 Police Responder é a mais rápida das viaturas, diz polícia dos EUA. Imagem: Divulgação/Ford

Além disso, a caixa de transferência de torque da F-150 policial também desempenha um papel no desempenho geral da picape, uma vez que facilita velocidades mais rápidas nas curvas. Isso foi demonstrado durante os testes de dinâmica do veículo executados pelos departamentos de polícia de Michigan e de Los Angeles. As voltas nas avaliação são feitas em pistas sinuosas e difíceis, assim como um percurso estreito de cidade, visando simular de forma mais real possível as condições de perseguição.

“O desempenho de dinâmica [da F-150] é onde o veículo é testado de fato”, explicou Allen Magolan, gerente de integração de veículos policiais da Ford, no comunicado oficial da Ford. “Isso mostra o quão bem os sistemas da picape funcionam juntos para fornecer o desempenho de um policial em uma situação imprevisível de alta velocidade – sua aceleração, velocidade em linha reta, curvas e desempenho geral.”

Leia mais:

Apresentada em 2017 como uma ferramenta poderosa e capaz de auxiliar na “aplicação da lei em todos os terrenos”, a F-150 Police Responder faz parte da linha de veículos policiais mais vendidas dos EUA. Construído na plataforma 2021 F-150 SuperCrew, a viatura atendeu uma ampla gama de necessidades dos departamentos de segurança – desde permitir que oficiais viajem com uma variedade de equipamentos de emergência ao transporte de centros de comando móveis. A picape ainda oferece a maior capacidade de reboque, carga útil e volume de passageiros no interior comparado a qualquer outro automóvel classificado para perseguição.

A F-150 atualmente está sendo montada na fábrica da Ford em Kansas City, cidade mais populosa do estado do Missouri, e chegará nas frotas de todo o país até o fim do ano.

Fonte: Automotive World

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!