A falta de chips para produção de produtos eletrônicos pode ter feito uma vítima que sequer sabíamos que existia, já que, segundo rumores, a Samsung pode ter cancelado a produção do smartphone dobrável Galaxy Z Flip 3 Lite.

Se você estranhou o nome, provavelmente não está sozinho: ele seria uma versão mais barata do Galaxy Z Flip 3, que a Samsung ainda não anunciou, mas deve fazê-lo nas próximas semanas, onde a empresa, espera-se, lance dois novos smartphones dobráveis (além deste, também deve aparecer o Galaxy Z Fold 3).

publicidade

Leia mais

Imagem renderizada mostra suposto visual do Samsung Galaxy Z Flip 3, novo smartphone dobrável que a empresa sul-coreana deve lançar em agosto de 2021
Suposta renderização do Galaxy Z Flip 3: versão enxuta do novo smartphone pode ter sido cancelada antes mesmo de a Samsung anunciá-la. Imagem: Korea Herald/Reprodução

Foi o jornal Korea Herald quem levantou a possibilidade da existência de um smartphone dobrável com preço mais amigável ao bolso, indicando “fontes da indústria” que afirmam que a gigante sul-coreana fará um novo evento “Galaxy Unpacked” em 11 de agosto, às 23h (horário de Seul – no Brasil, isso corresponde às 11h do dia 12).

publicidade

O jornal não deu muitas informações de hardware do smartphone mais barato, mas é seguro presumir que ele deve seguir as mesmas dimensões de seu irmão maior, mas com um hardware mais reduzido.

Alguns dias após a veiculação da matéria, porém, o especialista da indústria de displays, Ross Young, disse que não será bem por aí. Ele reconhece (mas não oferece confirmação) a existência de um Galaxy Z Flip 3 Lite, mas diz que o projeto foi cancelado devido à atual falta de chips em estoque nas fornecedoras de componentes – um problema que vem afetando diversas empresas, aliás.

publicidade

Young, porém, aponta para um benefício do suposto cancelamento: por causa dele, a Samsung pode ter decidido praticar na versão completa do Galaxy Z Flip 3, o preço que usaria no modelo Lite. Em outras palavras: um smartphone de hardware de alto padrão, a preço mais acomodável (ou, pelo menos, tão confortável quanto possível para um smartphone de display dobrável).

Evidentemente, tudo isso não passa de rumores neste momento. A Samsung não reconhece sequer a realização de um evento, quanto o mais o lançamento de dois smartphones dobráveis.

publicidade

O timing, porém, favorece as informações: costumeiramente, a sul-coreana dá um ano de vida aos seus lançamentos – e tanto o Z Flip como o Z Fold 2 estão no mercado há mais ou menos esse tempo. Além do mais, no começo do ano, a Samsung confirmou que tiraria o foco de lançar novas versões do Galaxy Note, abandonando de vez o campo dos “phablets” para favorecer novos formatos – como os dobráveis.

Só podemos, no entanto, esperar para ver.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!