Não é segredo que as unidades de processamento gráfico (GPU) integradas aos processadores dos iPhones, da Apple, superam de longe até as melhores opções do Android. Mas a vantagem da maçã nesta área pode estar diminuindo.

De acordo com um novo vazamento de informações, um novo chip Samsung Exynos, equipado com uma GPU AMD, está fazendo grandes avanços no que diz respeito ao desempenho.

publicidade
Exynos e AMD
Chip Samsung Exynos, que contém uma GPU AMD, supera até os processadores gráficos da Apple, de acordo com análises de benchmark. Imagem: Tinhte.vn

A GPU é responsável pelo processamento gráfico, ou seja, ela gera todas as imagens que aparecem na tela, do conteúdo de uma página web aos gráficos tridimensionais dos jogos mais sofisticados.

Ice Universe, um conhecido “vazador” de informações sobre a Samsung que tem um histórico bastante sólido, postou hoje uma captura de tela no Twitter, com uma análise de desempenho de um chipset Samsung Exynos com a GPU AMD que o acompanha. 

Em análise de benchmark feita pelo 3D Mark, o aparelho teve uma pontuação de 8.134, supostamente superando em 100% outros dispositivos testados usando o aplicativo.

Para os leigos: benchmark um método de avaliação de desempenho por meio de um programa de computador, um conjunto de programas ou aplicativos, a fim de avaliar a performance de um objeto.

Samsung Exynos com GPU AMD seria o melhor processador para games

SamMobile, a maior comunidade global online de fãs da Samsung, fez uma comparação de benchmark do Samsung Exynos com a GPU do processador Snapdragon 888 usado no Galaxy S21 Ultra, que atingiu uma pontuação de apenas 5.130.

Leia mais:

Mas não é só na família Samsung que a GPU da AMD se destaca: ela superou até mesmo a maioria dos dispositivos Apple, incluindo a GPU dos iPhone 12, que teve uma pontuação média entre 7.400 e 7.600 em seus testes. 

No entanto, está muito abaixo do procesador M1 nos novos Macs com processadores ARM e no iPad Pro, que conseguiu uma pontuação impressionante de 17.081.

Levará pelo menos alguns meses até que a Samsung lance um dispositivo com o novo chip Exynos, com a estreia provavelmente na série Galaxy S22 de 2022. Isso dá tempo de concorrentes como a Apple alcançarem, e até mesmo superarem, a marca. 

As vantagens sobre a Apple devem ficar mesmo só no desempenho para games. Em outros quesitos, a Samsung ainda pode ficar para trás. Mas, o fato de a Samsung e a AMD superarem os dispositivos da gigante da maçã, em se tratando de desempenho de GPU em smartphones, é realmente um feito impressionante.

Via: 9to5Google

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!