Nuvemshop investe R$ 55 milhões e expande operações na América Latina

Tissiane Vicentin06/07/2021 20h38
Carrinho de compras cheio de caixas ao lado de um notebook
Imagem: Kriang kan/Shutterstock
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A plataforma de e-commerce Nuvemshop anunciou nesta terça-feira (6) a injeção de R$ 55 milhões para expandir as operações da empresa na América Latina.

O objetivo é, primeiro, consolidar a atuação da companhia no México, iniciada já neste ano; além de se preparar para a chegada no Colômbia. Para 2022, a expectativa é ampliar a operação para outros dois locais: Chile e Peru.

“Por meio da nossa rede com mais de 85 mil lojistas, nós impactamos milhões de empregos diretos e indiretos no Brasil e na Argentina. Agora, com esse investimento de R$ 55 milhões, queremos incentivar ainda mais o empreendedorismo nesses outros países, conectando comércios diretamente com consumidores e aquecendo a economia num momento de grande necessidade”, comenta Luiz Piovesana, CMO da Nuvemshop.

Mapa mostra porção referente ao Brasil, marcado com uma tachinha, e o restante da América Latina.
Crédito: Shutterstock

O objetivo principal da companhia com a expansão é criar escritórios locais exatamente para poder endereçar necessidades mercadológicas e especificidades de cada país, investindo também em profissionais (como tecnologia, produto, vendas e marketing) de cada região.

Esse movimento segue em linha com a missão da companhia de “reduzir as barreiras do empreendedorismo“. Para tal, a empresa entende que é necessário contextualizar as operações para poder compreender questões sociais e macroeconômicas de cada região, entendendo o perfil de lojistas e promovendo conexões com parceiros locais para ampliar o ecossistema – desde empresas de logística a meios de pagamento e agências especializadas em e-commerce.

O montante investido faz parte de um plano de expansão maior, divulgado após o aporte de R$ 500 milhões recebidos em março deste ano.

A rodada de investimento foi liderada pelo fundo global Accel Partners, investidor internacional de empresas como Facebook, Slack e Spotify. Além disso, participaram também as empresas: ThornTree Capital, Kaszek Ventures, Qualcomm Ventures e o empreendedor Kevin Efrusy, sócio do Accel Partners e um dos investidores da startup Neoway.

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Expansão em etapas

Segundo a Nuvemshop, o plano de expansão para a América Latina acontecerá em etapas.

Hoje, no México, a empresa possui 20 profissionais locais. A primeira fase da ampliação engloba a meta de mais do que dobrar a operação até o fim deste ano e contratar 100 novos funcionários até dezembro de 2022.

“O México tem potencial de crescimento para o e-commerce muito próximo ao Brasil, por ter a segunda maior economia da região e ser considerado o segundo país mais populoso”, explica Piovesana.

O investimento de R$ 55 milhões também fará a empresa chegar na Colômbia durante o segundo semestre de 2021, também com o objetivo de abrir para contratação de profissionais locais.

Segundo análise da empresa, a Colômbia possui uma economia forte e é considerado o quarto mais populoso da região, com características semelhantes à Argentina, como amplo potencial de penetração do e-commerce e perfil de lojistas.

“Em mercados onde o e-commerce ainda se desenvolve, nosso papel é garantir que os empreendedores tenham acesso à tecnologia de ponta e custos reduzidos por meio de economia de escala que, até então, estavam disponíveis apenas para os gigantes do varejo. Além disso, vamos entregar uma solução desenvolvida para cada país, onde os custos serão na moeda local e os lojistas poderão usufruir das vantagens de ter um negócio online próprio: conexão direta com o consumidor e menor custo operacional em comparação aos marketplaces”, completa Piovesana.

Redator(a)

Tissiane Vicentin é redator(a) no Olhar Digital