Segundo a agência de notícias Reuters, a Organização Europeia do Consumidor (BEUC, sigla em inglês) recebeu, nesta segunda-feira (12), uma série de reclamações contrárias à nova política de privacidade do WhatsApp.
Desde que foi anunciada, a atualização motivou diversas queixas e fez com que muitos usuários migrassem para aplicativos de concorrentes, como Telegram e Signal.

Em ação conjunta entre oito de seus membros, a BEUC apresentou denúncia junto à Comissão Europeia e também na rede europeia de autoridades de defesa do consumidor. A principal acusação é de que o WhatsApp fez pressões injustas para os usuários aceitarem as novas políticas.
Segundo a nota oficial, as notificações, a natureza delas, o timing e a recorrência colocam pressão indevida nos usuários e prejudicam sua liberdade de escolha. Logo, são violações da diretiva da UE sobre práticas comerciais injustas.
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Nova política do WhatsApp está em vigor desde maio
A atualização entrou em vigor em 15 de maio e permite que o WhatsApp compartilhe alguns dados dos usuários com o Facebook e outras empresas do grupo.
Apesar de a empresa garantir que as mensagens não afetariam conversas pessoais, a Comissão alega que o WhatsApp não explicou devidamente aos usuários, em linguagem simples e transparente, a natureza exata das alterações.
Assim, a União Europeia alega que se trata de uma violação da lei do consumidor, que necessita de termos contratuais claros e objetivos.
Já o Facebook se defendeu alegando que a ação da BEUC é baseada na incompreensão do propósito e do efeito da atualização dos termos de serviço.
“A atualização não expande nossa habilidade de compartilhar dados com o Facebook e não tem impacto na privacidade das mensagens com amigos ou familiares, onde quer que eles estejam no mundo. Nós gostaríamos de ter a oportunidade de explicar a atualização à BEUC para esclarecer o que ela significa às pessoas”, comunicou um porta-voz da empresa de Mark Zuckerberg.
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