UE recebe reclamações contra nova política de privacidade do WhatsApp

Flavia Correia12/07/2021 15h49
WhatsApp
WhatsApp
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Segundo a agência de notícias Reuters, a Organização Europeia do Consumidor (BEUC, sigla em inglês) recebeu, nesta segunda-feira (12), uma série de reclamações contrárias à nova política de privacidade do WhatsApp.

Desde que foi anunciada, a atualização motivou diversas queixas e fez com que muitos usuários migrassem para aplicativos de concorrentes, como Telegram e Signal.

whatsapp e instagram ícones apps
Atualização das políticas de privacidade ainda gera polêmica depois de quase dois meses de implantação.  Imagem: BigTunaOnline/Shutterstock

Em ação conjunta entre oito de seus membros, a BEUC apresentou denúncia junto à Comissão Europeia e também na rede europeia de autoridades de defesa do consumidor. A principal acusação é de que o WhatsApp fez pressões injustas para os usuários aceitarem as novas políticas.

Segundo a nota oficial, as notificações, a natureza delas, o timing e a recorrência colocam pressão indevida nos usuários e prejudicam sua liberdade de escolha. Logo, são violações da diretiva da UE sobre práticas comerciais injustas.

Leia mais:

Nova política do WhatsApp está em vigor desde maio

A atualização entrou em vigor em 15 de maio e permite que o WhatsApp compartilhe alguns dados dos usuários com o Facebook e outras empresas do grupo.

Apesar de a empresa garantir que as mensagens não afetariam conversas pessoais, a Comissão alega que o WhatsApp não explicou devidamente aos usuários, em linguagem simples e transparente, a natureza exata das alterações.

Assim, a União Europeia alega que se trata de uma violação da lei do consumidor, que necessita de termos contratuais claros e objetivos.

Já o Facebook se defendeu alegando que a ação da BEUC é baseada na incompreensão do propósito e do efeito da atualização dos termos de serviço.

“A atualização não expande nossa habilidade de compartilhar dados com o Facebook e não tem impacto na privacidade das mensagens com amigos ou familiares, onde quer que eles estejam no mundo. Nós gostaríamos de ter a oportunidade de explicar a atualização à BEUC para esclarecer o que ela significa às pessoas”, comunicou um porta-voz da empresa de Mark Zuckerberg.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.