Uma nova lei de privacidade biométrica entrou em vigor na sexta-feira (9) na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. A nova legislação estipula limites para o uso de dados biométricos de clientes coletados por empresas.

As companhias que não respeitarem as novas diretrizes estão sujeitas à penalidades severas, mas as multas são aplicadas apenas se as empresas notificadas não corrigirem rapidamente suas infrações.

publicidade

Dados biométricos são coletados, em geral, por meio de cadastro de impressões digitais e reconhecimento facial, com intuito de facilitar o acesso a diversos serviços.

No entanto, agora as empresas precisarão especificar para clientes como e de que forma as informações serão coletadas e usadas.

publicidade
mulher com celular reconhecimento facial
Lei de privacidade biométrica entra em vigor em Nova York, nos EUA. Imagem: Trismegist san/Shutterstock

A lei se aplica a diversos setores que usam a tecnologia para armazenar informações de clientes, entre eles restaurantes, teatros, redes varejistas e outros. Com a nova lei, essas empresas estão proibidas de vender, compartilhar ou lucrar de qualquer forma com as informações biométricas que coletam.

Instituições governamentais, como a polícia, estão fora do alcance da regra, bem como funcionários que usem a biometria para registro de ponto.

publicidade

A lei também abrange dados de turistas que forem coletados ao visitar a famosa cidade americana.

A definição do que é considerado ou não biométrico, no entanto, pode ter alterações no decorrer do tempo.

publicidade

Leia mais!

Penalidades severas?

Nova York é a última cidade dos Estados Unidos a aderir a lei de privacidade biométrica. E, para muitos especialistas, as condições da nova regra ainda são fracas.

Segundo o diretor executivo do Surveillance Technology Oversight Project, Albert Fox Cahn, a lei é um “passo importante”, mas Nova York deveria ir além, proibindo sistemas como o reconhecimento facial, como algumas cidades já fizeram.

“Uma falsa correspondência feita pelo reconhecimento facial poderia significar ter a polícia de Nova York com um chamado atrás de você, apenas porque você entrou em uma loja ou farmácia”, disse o executivo ao TechCrunch.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!