Tesla entra na Justiça contra motorista da China que alegou “falha de freio” em Model 3

Por Arthur Henrique, editado por Renato Mota 14/07/2021 12h55, atualizada em 14/07/2021 16h08
O sedã Tesla Model 3. Imagem: Tesla/Divulgação
O sedã Tesla Model 3. Imagem: Tesla/Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A filial da Tesla na China está tomando uma postura mais assertiva contra reportagens imprecisas e notícias falsas (fake news) sobre os seus veículos elétricos. Recentemente, a montadora entrou com uma ação legal contra o proprietário de um Model 3 que alegou em post na rede social Weibo que, enquanto dirigia, o carro “saiu de controle” após sofrer um incidente de “falha de freio”.

A publicação viralizou e repercutiu negativamente por semanas e só foi recebida pela empresa de Elon Musk alguns dias atrás. Em resposta ao motorista, a marca publicou na mesma rede social os resultados de um relatório do Event Data Recorder (EDR, o gravador de dados de eventos incluso em todos os carros da Tesla) do Model 3 em questão, assinados pelo órgão Automobile Engineering Society, da cidade de Wenzhou.

No documento (veja abaixo), a montadora provou que o ex-proprietário do veículo, por engano, pressionou o acelerador em vez dos freios, causando assim o famigerado “incidente”. Ou seja, não houve nenhuma “falha de freio”. O caso envolveu simplesmente o motorista pressionando o pedal errado no momento do ocorrido.

Tesla toma medidas legais contra motorista da China que alegou incidente de “falha do freio”. Imagem: Weibo/Reprodução
Tesla toma medidas legais contra motorista da China que alegou incidente de “falha do freio”. Imagem: Weibo/Reprodução

Curiosamente, o documento no qual consta os resultados foi elaborado por uma agência terceirizada – algo, no mínimo, estranho, visto que a Tesla costuma quase sempre, por ela mesma, levantar um relatório sobre acidentes.

Os resultados contra o proprietário foram levados à Justiça chinesa para investigação, porém, a Tesla parece não estar realmente buscando uma compensação substancial no caso. Em vez disso, a empresa quer, simplesmente, exigir que o motorista retire as declarações e admita que o alegado incidente de “falha do freio” nunca aconteceu – uma sacada que envolve mais a imagem da montadora do que o financeiro.

Aliás, confissões e pedidos de perdão à Tesla no Weibo foram frequentemente vistos nos últimos meses, de acordo com site Teslarati. À medida que a equipe jurídica da marca na China adotava uma abordagem mais assertiva contra fake news em posts na internet, a empresa recebia uma quantidade substancial de desculpas – até de influencers locais e veículos de imprensa.

Recentemente, segundo o Teslarati, um usuário da mesma rede social, que é proprietário de um Model X, postou um vídeo do carro supostamente com a mesma “falha de freio”. No entanto, ele admitiu posteriormente que a publicação foi simplesmente para “gerar entretenimento”.

Leia mais:

Fonte: Teslarati

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Arthur Henrique é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Renato Mota é redator(a) no Olhar Digital