A empresa BC Hydro informou que o calor extremo de junho pode ser o responsável por danificar três cabos submarinos que fornecem energia para a Ilha de Vancouver, no Canadá.
Em comunicado, a corporação disse que seu sistema de monitoramento detectou – pela primeira vez – uma protuberância e vazamento de óleo no dia 8 de julho em um cabo submarino que corre debaixo d’água da Sunshine Coast até a ilha.
Após a descoberta inicial, dois outros cabos foram detectados no fim de semana que também estão inchados. A BC Hydro disse que o cabo com vazamento foi retirado de serviço e o vazamento, que consistia em óleo mineral não tóxico, foi contido. A carga nos outros dois cabos foi reduzida e eles estão sendo monitorados de perto.
Os cabos afetados partem da Sunshine Coast, sobre a Ilha de Texada e, em seguida, viajam debaixo d’água até Nile Creek, perto de Qualicum Bay na Ilha de Vancouver, onde se conectam acima do solo com a Subestação de Dunsmuir, que envia energia para cima e para baixo na ilha.
O material é fabricado na Noruega e mede cada um 15,24 centímetros de diâmetro. No seu interior está o óleo mineral que atua como um refrigerante rodeado por um tubo de cobre que conduz eletricidade.

(Imagem: Shutterstock)
Ted Olynyk, gerente de relações comunitárias da BC Hydro para a Ilha de Vancouver e a Costa do Sol, disse à CBC News que o vazamento do cabo aconteceu acima da água perto de um ponto terminal na Ilha de Texada, então os reparos no cabo podem ser feitos acima do solo.
Ele disse que consertar os cabos é um trabalho complicado, mas que as pessoas não devem se preocupar em perder energia: “Temos o suficiente para atender nossa carga”.
Segundo ele, a ilha ainda está recebendo energia suficiente de outro conjunto de cabos que vai de Tsawwassen a Duncan, podendo produzir sua própria energia e ainda contando com produtores independentes para ajudar a preencher quaisquer lacunas.
No entanto, como precaução, a BC Hydro esclareceu para os seus maiores clientes industriais na ilha que eles podem precisar reduzir o uso de energia: “Estamos apenas informando que pode chegar a esse ponto.”
Enquanto uma investigação está em andamento para determinar o que causou os danos, Olynyk contou que os cabos foram inspecionados em maio e novamente em meados de junho, pouco antes da recente onda de calor cobrir o BC.
Quando foi inspecionado pela última vez, Olynyk disse que não havia “anormalidades” vistas nos cabos. Inclusive, as temperaturas no final de junho quebraram os recordes de calor anteriores este ano.
“Acho que está apontando para essa direção [a onda de calor] neste momento”, pontuou Olynyk, acrescentando que tem preocupações com o futuro da infraestrutura se tais eventos de calor se tornarem mais comuns.
De acordo com Olynyk, cerca de 70% da eletricidade da ilha é fornecida por cabos vindos do continente. O sistema de transmissão de alta tensão da BC consiste em mais de 18.000 quilômetros de linhas e cabos submarinos subaquáticos. Além disso, 70 a 80% da eletricidade é consumida no Lower Mainland e na Ilha de Vancouver.
- TikTok é acusado de preconceito racial e se desculpa sinalizando para um erro de algoritmo
- Facebook é condenado a indenizar usuária com o WhatsApp clonado
- Instagram testa mudança no sistema de compartilhamento de conteúdo visto recentemente nos stories
Fonte: CBC
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!