Aos poucos, a indústria automobilística vai provando que praticamente qualquer modelo de veículo pode ter sua versão eletrificada. Agora, é a vez de termos o primeiro carro-forte 100% elétrico do mundo, uma criação inteiramente brasileira. Veja:

O modelo foi desenvolvido pela empresa de segurança privada Protege, em parceria com a Eletra Industrial e a MIB Blindados. O blindado leva um motor elétrico WEG 250L, que é adotado também em outros veículos mais pesados, como ônibus.

publicidade

O carro-forte elétrico tem como única fonte de energia um banco de baterias instalado a bordo do veículo. Quanto à autonomia, o carro-forte pode rodar até 75 quilômetros e a recarga completa leva duas horas e meia.

Segundo os responsáveis pelo protótipo, a redução média na emissão de carbono será de 1,4 toneladas de CO² por mês, já considerando os fatores de emissão de CO² para fornecimento de energia elétrica.

publicidade

Mais ecológico e mais econômico

Segundo a revista Exame, o protótipo foi desenvolvido ao longo de 18 meses e foi resultado de um investimento de R$ 1 milhão. Ainda de acordo com a publicação, a substituição dos carros movidos a diesel pelos elétricos devem representar para a seguradora uma economia de 65% no valor gasto por quilômetro rodado.

A substituição do diesel por tração puramente elétrica também refletirá nos custos operacionais: o Grupo Protege tem uma expectativa de redução de 65% no valor gasto por quilômetro rodado.

publicidade

Leia também:

Outra vantagem apontada, que será mais bem estudada no decorrer da implantação da frota, é melhor performance operacional do veículo. Em tese, o sistema de tração elétrica requer menor tempo de parada para manutenções.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!