A era das picapes convencionais movidas a diesel parece estar chegando ao fim, já que a Ford está abandonando a F-150 Power Stroke V6 de 3.0 litros. A notícia foi relatada inicialmente pela Ford Authority e confirmada pelo site Carscoops através de um porta-voz da montadora.
Conforme as informações, a versão da picape será descontinuada a partir desta sexta-feira, 16 de julho, e o motivo da decisão é simples: baixa demanda – e isso não é muito surpreendente, pois a F-150 a diesel era uma opção cara para o mercado dos Estados Unidos (EUA), que chegava a custar até US$ 4.995 (aproximadamente R$ 25 mil) em algumas variantes – com modestos 250 cavalos (186 kW / 253 PS) e 440 lb-ft (597 Nm) de torque.
Outro possível motivo é o sucesso absurdo de vendas da F-150 Lightning, versão elétrica do veículo, que ultrapassou 100 mil unidades em menos de 30 dias (saiba todos os detalhes do veículo na matéria especial do Olhar Digital).
A picape a diesel foi lançada em 2018 pela Ford, com a promessa de maior economia de combustível combinada a altos níveis de torque, que a tornariam uma melhor opção para clientes que costumam usar caminhonetes para reboque em rodovias, por exemplo.
“Nossos clientes encomendam em grande parte nossos motores a gasolina EcoBoost V6, e é por isso que estamos removendo o diesel de nossa linha. Para clientes que precisam de torque máximo de reboque, agora oferecemos o F-150 PowerBoost como a combinação ideal de capacidade, potência e eficiência de combustível, algo que não estava disponível quando o Power Stroke foi lançado”, disse uma porta-voz da montadora ao canal Fox News.
O híbrido PowerBoost foi adicionado ao plantel de vendas em 2021 e custa US$ 500 (cerca de R$ 2500) a menos do que a Power Stroke, além de ser mais potente e eficiente, com uma classificação EPA de economia de combustível combinada de 24 mpg em modelos com tração nas quatro rodas – levemente melhor em comparação com 23 mpg na versão a diesel.
Leia mais:
- Ford assegura chips para terminar picapes F-150
- Ford F-150 Police Responder é mais rápida que qualquer viatura, diz polícia dos EUA
- Versão completa da F-150 Lightning pode sair mais cara do que um Tesla Cybertruck
A Ford não divulgou os números exatos das vendas da Power Stroke ao longo do ano, mas a Fox News estima que a montadora vendeu apenas 6.349 no primeiro trimestre de 2021 entre 203.797 vendas totais da Série F.
Embora os concorrentes diretos do F-150 continuem a oferecer o modelo a diesel, a Ford não foi a única montadora a abrir mão da opção nos últimos anos. Em 2020, a Nissan desistiu da versão turbo diesel V8 Cummins de 5,0 litros da picape Titan XD.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!