‘Space Jam: O Jogo do Século’ faz 25 anos em 2021! A aventura, que mistura animação e live action, foi lançada em 1996 pela Warner Bros. e colocou lado a lado o astro Michael Jordan, considerado o maior jogador de basquete da história, e os personagens dos Looney Tunes, como Pernalonga, Patolino e Lola Bunny.

Na trama da produção, o caótico coelho e seus amigos precisam jogar contra um time de basquete composto por alienígenas para não se tornarem escravos do Senhor Swackhammer (Danny DeVito). Para tentar ganhar, Pernalonga (sequestra) convoca a estrela da liga de basquete estadunidense (NBA) na tentativa de ajudar os lunáticos animais.

publicidade

Mesmo sem ser aclamado pela crítica, o filme fez muito sucesso e arrecadou US$ 250 milhões em bilheteria mundial, isso sem contar os vários prêmios que recebeu. De qualquer forma, ‘Space Jam’ marcou toda uma geração de fãs dos Looney Tunes e, claro do esporte – principalmente no Brasil, onde a produção ajudou a popularizar a NBA, já que não existia um número grande de notícias e transmissões dos jogos, na época.

Com a chegada da sequência do clássico nesta quinta-feira (15), batizado de ‘Space Jam: Um Novo Legado‘ e agora estrelado por Lebron James (aproveite e leia a nossa crítica), o Olhar Digital separou 25 curiosidades do longa-metragem original que, até hoje, é lembrado com carinho por fãs de todas as idades.

publicidade
  • Primeira aparição de Lola Bunny

‘Space Jam: O Jogo do Século’ foi a primeira vez que a coelha Lola Bunny apareceu em uma produção. A personagem fez tanto sucesso por conta do filme que ela voltou a aparecer em vários desenhos dos Looney Tunes.

25 anos de 'Space Jam: O Jogo do Século': veja curiosidades sobre o clássico filme
Lola Bunny apareceu pela primeira vez em ‘Space Jam: O Jogo do Século’. Imagem: Warner Bros./Divulgação
  • A ideia do filme surgiu a partir de uma série de comerciais da Nike

Em 1992, quatro anos antes do lançamento de ‘Space Jam’, uma propaganda da Nike para promover o Air Jordan VII foi lançada durante o Super Bowl como uma espécie de “prévia” do que estava por vir. No comercial, Jordan e Pernalonga jogam no mesmo time contra “alguns valentões”. No fim, o personagem dos Looney Tunes afirma que aquele “pode ser o início de uma bela amizade.”

publicidade

O marketing foi um sucessos absoluto nos Estados Unidos (EUA). Instantaneamente, começaram os burburinhos de transformar aquilo em um filme. A Warner Bros. gostou tanto da ideia que…

  • Joe Pytka, diretor dos comerciais, foi convocado para dirigir ‘Space Jam’

Para dirigir a fusão entre animação e live action, os estúdios convocaram o mesmo diretor do comercial que já tinha feito isso: Joe Pytka. Nativo de Pittsburgh, cidade da Pensilvânia, ele tinha como currículo apenas trabalhos comerciais e videoclipes, como um memorável anúncio da Pepsi de 1989 com Madonna, e a versão de 7 minutos de ‘The Way You Make Me Feel’, single de Michael Jackson do álbum ‘Bad’.

publicidade
  • Foi o segundo e último filme de Pytka

No cinema, Pytka havia arriscado apenas uma vez antes de ‘Space Jam’: com ‘A Grande Barbada’, comédia de jogos de azar de 1989 que arrecadou apenas US$ 4,9 milhões. Logo, com o sucesso de ‘Space Jam’, era esperado que o diretor ascendesse de vez em Hollywood, certo? Não. Apesar do destaque de seu segundo longa, ele nunca mais dirigiu outro filme e optou por retornar aos anúncios e videoclipes.

  • Michael J. Fox coestrelaria ao lado de Jordan

A título de curiosidade, se dependesse do diretor, Michael J. Fox (o eterno Marty McFly do ‘De Volta Para o Futuro’), teria estrelado o ‘Jogo do Século’ ao lado de Jordan. No fim, quem ficou com o papel do insistente assistente Stan Podolak foi Wayne Knight, que já havia feito ‘Jurassic Park’ e tinha amizade com alguns produtores.

  • Bill Murray realmente tinha amizade com a produção
25 anos de 'Space Jam: O Jogo do Século': veja curiosidades sobre o clássico filme
Sim, Bill Murray realmente tinha amizade com a produção do filme. Imagem: Warner Bros./Divulgação

Bill Murray interpreta, bem, ele mesmo em ‘Space Jam’. A aparição dele foi um baita easter egg e até hoje algumas pessoas se perguntam: “por que diabos ele está no filme?”.

Bem, por dois fatores: pouco tempo antes das gravações do longa, o ator havia protagonizado uma série de comerciais em que dizia que “queria ser jogador de basquete” – algo que, na época, fez mais sentido ao público estadunidense quando ele apareceu de surpresa. Além disso, como ele mesmo diz: ele era “amigo do produtor”, o mesmo de ‘Os Caça-Fantasmas’ 1 e 2.

  • Uma quadra especial foi construída para Michael Jordan

A Warner Bros. não poupou esforços para agradar o astro do basquete e construiu uma quadra inteira dentro do estúdio para que Michael Jordan pudesse jogar nos intervalos das gravações. De acordo com o livro ‘Space Jammin: Michael e Bugs Hit the Big Screen‘, de Charles Carney e Gina Misiroglu, o atleta era extremamente focado e sentia que era essencial ter um lugar para continuar os treinos, mesmo durante as filmagens.

A quadra, conhecida como “The Dome”, era um centro de treinamento idêntico ao que Jordan usava em Chicago. Ali, ele poderia continuar os treinos normalmente quando não fosse necessário no set. Entre várias coisas, o espaço tinha uma quadra de basquete de tamanho normal, funcionários trabalhando exclusivamente para o jogador e uma sala de musculação.

Na época, “The Dome” se tornou uma espécie de ponto de encontro VIP nos estúdios da Warner e uma série de estrelas apareceriam por lá para conhecer a lenda do basquete. Entre alguns nomes estavam Arnold Schwarzenegger, Antonio Banderas, Steven Seagal, e s elencos de ‘E.R – Plantão Médico’ e ‘Friends’.

  • ‘O Jogo do Século’ empregou uma série de animadores…

Se você já assistiu ‘Space Jam: O Jogo do Século’, sabe como as técnicas de animação aplicadas são excelentes – consideradas um trabalho excepcional por cineastas até o dia de hoje. Para isso, a Warner investiu na contratação de um grande número de artistas para trabalhar no filme.

Para se ter uma ideia, a Warner Bros. Animation, departamento do estúdio que se concentrava em programas de TV e curtas com os personagens dos Looney Tunes e outros desenhos, tinha cerca de 100 animadores na equipe. Somente para o longa, mais de 400 pessoas foram contratadas à equipe, incluindo 60 novos artistas para trabalhar especificamente nas artes animadas.

Equipe gigante de animação foi necessária para fazer ‘Space Jam’. Imagem: Warner Bros./Divulgação

Ainda conforme detalhado no livro ‘Space Jammin: Michael e Bugs Hit the Big Screen‘, cada pessoa tinha seu próprio elemento específico para se concentrar, seja um personagem, um pano de fundo ou alguma outra peça. Ao todo, os esforços coletivos renderam quase 40 mil desenhos completos, com mais de um milhão de folhas de papel utilizadas na montagem de todo o filme. No mercado há décadas, os Looney Tunes nunca haviam passado por um processo tão complexo.

  • … que precisaram trabalhar de um novo jeito
https://www.youtube.com/watch?v=PJmy6WjFubo

Acredite ou não, muita tecnologia foi aplicada em ‘Space Jam: O Jogo Do Século’ – e olha que o filme foi lançado há 25 anos. Enquanto Pernalonga e os outros personagens jogavam basquete, eles precisavam se mover de uma forma nunca feita antes. Ou seja, as animações teriam que ser feitas como se fossem uma gravação com um ser humano real – envolvendo o topo da cabeça, a planta dos pés e o movimento da câmera para acompanhá-los enquanto se moviam rapidamente.

Por esse motivo, a gigante equipe de artistas teve que empregar modelos 3D para ajudá-los a visualizar como seriam os novos ângulos e movimentos dos Looney Tunes. O resultado final permitiu ao público, de fator, ver os amados personagens de uma maneira totalmente nova – igual à tradicional desenhada a mão, porém de uma forma mais moderna.

  • Jordan ajudou a montar a (icônica) trilha sonora do filme

A trilha sonora de ‘Space Jam’ foi um grande sucesso, vendendo mais de seis milhões de cópias e alcançando o segundo lugar na parada de álbuns Billboard 200, além da certificação 6x de platina (cada disco nessa categoria representa 1 milhão de cópias vendidas).

Desde o começo, foi decidido que o gênero R&B seria o principal da trilha sonora. Por isso, os cantores e produtores convidados a participar do projeto – como Quad City DJ’s, R. Kelly e Jay-Z – sabiam qual deveria ser o tom geral do filme. O que poucos sabiam é que a Warner Bros. convidou Jordan para dar sua opinião sobre as músicas, o que ele fez de bom grado. Ou seja: se você gosta da trilha sonora, pode, em parte, agradecer ao jogador.

https://www.youtube.com/watch?v=GIQn8pab8Vc
  • ‘I Believe I Can Fly’, de R. Kelly, venceu o Grammy

Quem não ama essa música? Apesar de toda a polêmica envolvendo R. Kelly nos últimos anos, a canção ‘I Believe I Can Fly’, principal single de ‘Space Jam’, venceu o Grammy Awards de “Melhor Música Original para Filme ou TV”.

  • Marketing absurdo

Atualmente, merchandising pesado em blockbusters é comum, mas era uma realidade diferente em 1996, pois apenas grandes lançamentos recebiam esse tipo de regalia.

No entanto, o marketing em cima de ‘O Jogo do Século’ foi absurdo e diversos produtos relacionados ao longa foram feitos: CD da trilha sonora, linha de bonecos de ação, um jogo para consoles, toalhas, canecas, máquina de pinball temática e até uma linha de brinquedos para o McDonald’s. Tudo isso contribuiu para a popularização da produção.

  • Basquete pelo baseball foi algo real

‘Space Jam’ foi filmado exatamente no período em que Jordan havia trocado o basquete pelo baseball. A transição, inclusive, faz parte do roteiro.

  • Bosco, o primeiro Looney Tunes, aparece no filme

Em uma das cenas do filme, é possível ver um quadro com Bosco, personagem criado em 1929 que é considerado o primeiro membro dos Looney Tunes.

Bosco, primeiro Looney Tunes, aparece em easter egg em cena do filme. Imagem: Warner Bros./Divulgação
  • Piada de Pernalonga zoando a Disney

No decorrer do filme, há uma piada em que Patolino sugere chamar o time de “The Ducks” (“os patos”, em português), ao que Pernalonga responde perguntando “quem chamaria um time assim”. Isso é uma referência ao time de hockey The Mighty Ducks, do filme da Disney ‘Nós Somos os Campeões’ (1992).

  • Jordan usou o uniforme do Chicago Bulls

Outra curiosidade de bastidores vinda do livro ‘Space Jammin: Michael e Bugs Hit the Big Screen‘. Ao que tudo indica, durante as gravações, Michael Jordan usava o uniforme do Chicago Bulls por baixo do traje do time dos Looney Tunes como forma de “amuleto da sorte”.

  • Outras estrelas da NBA

Além de Jordan, uma série de jogadores e técnicos da NBA aparecem em ‘O Jogo do Século’, entre eles: Charles Barkley, Larry Bird, Derek Harper, Alonzo Mourning, Paul Westphal, Danny Ainge, A. C. Green, Vlade Divac, Cedric Ceballos, Del Harris, Anthony Miller, Sharone Wright e Jeff Malone, além dos comentaristas esportivos Jim Rome e Ahmad Rashad.

  • Charles Barkley x Madonna

Além de alfinetar a Disney, a Warner Bros. abriu espaço para “cutucar” ninguém menos que Madonna. Em determinada cena do filme, quando o jogador Charles Barkley pega suas habilidades de volta, “ele promete nunca mais sair” com a cantora. A brincadeira é uma referência a um caso real que o jogador teve com a artista.

  • Piada para a crítica, sucesso entre o público

Como citado anteriormente, ‘Space Jam: O Jogo do Século’ recebeu críticas pesadas na época da estreia, sendo até chamado de “uma grande piada” pela imprensa especializada. No entanto, isso não impediu que a produção fosse um sucesso até os dias de hoje, rendendo mais de US$ 250 milhões no mundo todo e se tornando o filme de basquete mais rentável da história e…

  • Muitos prêmios!

… vencedor de vários prêmios, como ASCAP Awards, Annie (o Oscar das Animações), Grammy, MTV Movie Awards e Satellite Awards.

  • ‘Looney Tunes: De Volta à Ação’

Poucos se lembram, mas ‘Space Jam’ teve uma continuação! Os Looney Tunes, em especial Pernalonga e Patolina, voltaram a aparecer nos cinemas, desta vez ao lado de Brendan Fraser e Steve Marti, em ‘Looney Tunes: De Volta à Ação’. Ironicamente, diferente do filme sobre basquete, a produção lançada em 2003 foi mais bem recebida pela crítica, mas um fracasso de bilheteria.

  • Kobe Bryant x Lebron James para ‘Space Jam 2’

Que ‘Space Jam: Um Novo Legado’ terá a presença de LeBron James, você já sabe. Porém, outro grande astro da NBA também era muito cotado para ser o protagonista junto aos Looney Tunes: Kobe Bryant.

No entanto, o gigante que fez sucesso pelos Los Angeles Lakers negou a proposta e em 2018, para o canal ESPN, disse que, apesar de gostar da ideia da continuação de ‘Space Jam’, não tem intenção de estar do lado “de lá” das câmeras. “Estar em frente às câmeras não é algo que tenha me deixado animado algum dia. Nunca”, brincou o astro, que veio a falecer em 2020.

  • O animador Chuck Jones odiou o filme

Chuck Jones é a principal força criativa por trás dos Looney Tunes. Criador de alguns personagens do grupo, como Pepe Le Pew e Coyote, o animador escreveu ou dirigiu muitos dos curtas-metragens que todos nós conhecemos e amamos… e ele odiou ‘Space Jam’.

Entrevistado pelo blogueiro Trevor Thompson, em 2008, Jones afirmou que o filme era “terrível” e que a ideia de que Pernalonga precisar contar com a ajuda de outros personagens do Looney Tunes o incomodou. Ele também ficou chocado com a ideia de colocar os desenhos animados em um longa-metragem…

  • Nem a sequência e nem Lebron agradam a Pytka
Lebron James e Pernalonga em ‘Space Jam: Um Novo Legado’. Imagem: Warner Bros./Divulgação

‘Space Jam: Um Novo Legado’ nunca teve a benção do diretor do primeiro longa. Em entrevista à revista Entertainment Weekly, Pytka afirmou que o filme não deveria acontecer e que Lebron não estava à altura de Jordan.

“Eu acho que é ridículo tentar e fazer um filme diferente do original”, disse. “Não consigo ver como [a sequência] pode ser como o primeiro. Não que ‘Space Jam’ seja um ótimo filme, mas ele tinha algo que foi importante naquele período por causa dos atletas envolvidos. Eu trabalhei com LeBron e com Stephen Curry. E por mais que eles sejam ótimos jogadores, eles não são Michael Jordan. Nunca mais veremos um jogador como ele. Ele é a figura que transcende, como Muhammad Ali. Ele estava além do esporte. Esses caras não estão”, opinou.

  • Primeiro longa-metragem do grupo está no streaming

‘Space Jam: O Jogo do Século’ foi o primeiro longa-metragem dos Looney Tunes, com 1h40 de duração. E, sim, dá para rever por streaming! O filme está disponível no Brasil por meio do HBO Max desde o fim de junho.

Fontes: IMDB, Box Office Mojo e Rotten Tomatoes

Leia mais:

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!