O Facebook segue firme em sua missão de popularizar sua própria plataforma de pagamentos. A empresa anunciou que a partir de agosto alguns usuários dos Estados Unidos passarão a visualizar o Facebook Pay como método de pagamento em algumas lojas on-line, como a Shopify.

O novo recurso marca uma nova fase de expansão da plataforma que, até o momento, só estava disponível dentro de outras redes do Facebook, como Instagram, WhatsApp e Messenger.

publicidade
logo do Facebook Pay
Facebook Pay se tornará método de pagamento em lojas on-line.
Imagem: PixieMe/Shutterstock

A rede social de Mark Zuckerberg espera que com os novos passos a disputa com outras carteiras digitais e plataformas de pagamento se torne mais acirrada, conquistando clientes que atualmente façam uso dos concorrentes Google Pay ou Apple Pay.

Em junho, a empresa já havia adicionado um novo recurso ao Facebook Pay que permite que os usuários enviem dinheiro para pessoas de fora do ciclo de amigos utilizando a leitura de um QR Code.

publicidade

Outra iniciativa da empresa em busca da popularização da sua plataforma de pagamentos foi a sincronização de alguns de seus apps. Para fazer o uso do novo WhatsApp Pay, os usuários precisam realizar o cadastro dos cartões no sistema de pagamento do Facebook.

Leia também!

publicidade

WhatsApp Pay: saiba como configurar seu cartão no Facebook Pay

Inicialmente, para conseguir pagar ou solicitar pagamentos pelo aplicativo é necessário ter cadastrado um cartão de débito, pré-pago ou múltiplo (com as duas funções).

O cartão também precisa ter sido emitido por alguns dos bancos autorizados atualmente, entre eles: Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú, Mercado Pago, Next, Nubank ou Sicredi que, por ora, são as únicas instituições parceiras do app.

publicidade

Você pode iniciar o cadastro tanto por meio de um chat na opção “Pagamentos”, como indo nas configurações do WhatsApp. Para este tutorial escolhemos ir pelas configurações.

  1. Abra seu app, toque em “Configurações” e depois em “Pagamentos”;
  2. Toque em “Começar” ou em “Facebook Pay”, ambas as opções te levarão à mesma página de cadastro. Em seguida, clique em “Continuar”;
  3. Aceite os Termos de Uso do app ativando a chave seletora. Depois, clique em “Continuar”;
  4. Crie um PIN de seis dígitos e cadastre sua biometria para a segurança e controle dos seus pagamentos;
  5. Informe seus dados, como nome, CPF e endereço. De acordo com o WhatsApp, esses dados não são exibidos publicamente, o que garante a sua privacidade. No entanto, eles são necessários para o serviço funcionar corretamente e manter a conta segura;
  6. Cadastre seu cartão com número, validade e código de segurança. Em seguida, toque em “Avançar”.
  7. Cartão adicionado! Como uma medida de segurança, é necessário verificar o cartão para que o app tenha certeza de que não se trata de uma fraude.

Se quiser acompanhar o tutorial completo, clique aqui.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!