Mais de 100 casos da variante Delta foram registrados no Brasil

Gabriela Bulhões19/07/2021 22h36, atualizada em 31/10/2022 14h48
shutterstock_1960797889
Tubo de centrífuga com marcas graduadas com uma amostra de vírus variante indiana Covid-19. Conceito: Linhagem B.1.617, Mutação dupla
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

No Brasil, já foram identificados 110 casos da variante Delta da Covid-19. Do total, cinco casos evoluíram para quadro grave que resultou em morte. Conhecida primeiramente como “variante indiana”, a modalidade possui uma taxa de infecção maior do que o coronavírus original.

Dos 110 casos registrados da variante Delta, foram 83 no Rio de Janeiro, 13 no Paraná, seis em um navio que ficou parado na costa do Maranhão, um em Minas Gerais, dois em Goiás, três em São Paulo e dois em Pernambuco.

Os dados foram divulgados através de um levantamento do Ministério da Saúde (MS) sobre vigilância genômica da Covid-19. A pasta informou que tem dialogado com secretarias de Saúde para ampliar a vigilância sobre a variante. Entre as ações recomendadas está o sequenciamento genômico para mapear a presença da variante em cada estado ou município.

Além disso, os casos suspeitos devem ser isolados, com tratamento para aliviar os efeitos e possíveis complicações. O MS também solicita a notificação imediata para gerar ações de resposta em localidades onde a variante for identificada.

Leia mais:

Fonte: Agência Brasil

Sobe para 83 os casos da variante Delta da Covid-19 no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro já registrou 83 casos da variante Delta da Covid-19. Até a semana passada, eram 72 casos confirmados, sendo 23 na capital. A linhagem agora é a segunda mais dominante no estado.

“Das amostras sequenciadas, até o momento, foram registrados 83 casos da variante Delta, sendo 81 em 12 municípios do Rio de Janeiro e dois de pessoas que tiveram exames coletados no estado, mas ainda sem confirmação do município de residência. As secretarias municipais já foram notificadas para fazer a investigação epidemiológica, com apoio da SES”, disse a Secretaria Estadual de Saúde (SES) ao O Globo.

Para saber mais, acesse a reportagem completa no Olhar Digital.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Gabriela Bulhões é redator(a) no Olhar Digital