É como diz o ditado “quem não tem trena ou fita métrica, mede com iPhone”. Tá, o ditado não é bem esse, mas serve para a situação. Apesar de não ser um recurso novo e tampouco conhecido, o app Medidas da Apple é muito útil na falta de ferramentas que auxiliem na hora de tirar medidas de qualquer objeto ou superfície – e até mesmo se você precisa saber a sua própria altura ou a de um amigo.

O recurso funciona como uma fita métrica digital e é bem simples de usar: basta marcar os pontos que deseja realizar a medição para que o aplicativo detecte as dimensões.

O recurso para medir a altura de uma pessoa está disponível apenas a partir do iPhone 12. Mas, nos modelos anteriores, é possível usar o mesmo aplicativo para medir tamanhos de objetos.

Em ambos os casos, o recurso permite ainda que você copie as medidas para anotá-las em outro lugar. Também é possível tirar uma foto da tela – um print de forma mais fácil, sem precisar apertar aquele tradicional comando com vários botões simultaneamente.

publicidade

Entretanto, para descobrir a sua altura, você precisará da ajuda de um amigo, já que o app não possui recursos de câmera frontal e exige uma distância do objeto (ou pessoa) para conseguir captar as dimensões.

Vale ressaltar também que a medida pode, por vezes, ser aproximada, já que a distância entre a câmera e a pessoa (ou objeto) também pode interferir nos resultados.

Importante dizer também que o app Medidas está disponível para os seguintes dispositivos Apple:

  • iPhone SE (1ª geração) ou posterior;
  • iPhone 6S ou posterior;
  • iPad (5ª geração ou posterior);
  • iPad Pro ;
  • iPod touch (7ª geração).

Acompanhe o tutorial abaixo e saiba como tirar medidas com o iPhone. Nosso teste foi feito em um modelo 7 do smartphone para fazer medições dos objetos.

Leia mais!

Como medir objetos usando o app Medidas do iPhone?

1. Entre no aplicativo e defina o ponto de partida do objeto ou pessoa que você deseja saber a medida. Aperte no botão de “+” para marcar o ponto inicial, e mova o celular até o próximo ponto, quando você deve clicar no “+” novamente;

2. O app já mostrará a medida aproximada da superfície. Para continuar medindo o mesmo local, toque no “+” sobre o último ponto marcado e continue até a próxima marcação, clique novamente no “+” para adicionar a nova marcação;

3. Para copiar as medidas, clique no número – aqui clicamos em cima do “44 cm”. Depois, toque em “Copiar” e cole a medida onde preferir (no app “Notas”, por exemplo);

4. Você também pode tirar medidas de áreas quadradas e retângulares de forma automática. Basta posicionar o objeto em frente à câmera e tocar no botão “+”, que ele trará as dimensões aproximadas.

Como medir a altura das pessoas usando o iPhone?

Antes, vale dizer que você até consegue tentar calcular a altura de uma pessoa por meio do recurso de medição de objetos em modelos mais antigos de dispositivos da Apple, mas a imprecisão é alta.

No entanto, celulares a partir do modelo 12 do iPhone possuem uma opção específica para esse cálculo e a medição também é mais precisa para essa finalidade. Os modelos mais recentes de dispositivos da Apple foram equipados com sensores LiDAR e tecnologia de realidade aumentada, as quais conferem maior precisão à métrica, principalmente referente à altura das pessoas.

Para descobrir se o seu dispositivo está incluso na lista de modelos que possuem o recurso específico, clique aqui.

Dito isso, vamos ao tutorial:

1. O app mede automaticamente a altura do chão até a parte superior da cabeça da pessoa. Basta posicioná-la em frente à câmera. Você também pode tocar no botão do obturador – que fica ao lado – para tirar uma foto da pessoa com a medida da altura dela. 

Como descobrir sua altura sem fita métrica? Saiba usar o iPhone para tirar medidas. Imagem: Apple
Imagem: Reprodução/Apple

Mais assertividade

Aqui estão algumas dicas para que você tenha mais precisão na hora de medir a altura das pessoas:

  • Verifique se o ambiente tem boa iluminação;
  • Evite fundos escuros e superfícies com reflexo;
  • Verifique se a pessoa que você está medindo não tem objetos cobrindo o rosto ou a cabeça, como máscara facial, óculos escuros ou chapéu;
  • Tente se afastar da pessoa que você está medindo, talvez você esteja muito perto.

Prontinho! Agora você já sabe como usar o seu iPhone para tirar medidas de objetos e pessoas.

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!