O Office Online, ou simplesmente ‘Office’, é uma alternativa gratuita da Microsoft para aqueles que precisam utilizar recursos mais básicos dos aplicativos inclusos no pacote Microsoft Office. Essa ferramenta que funciona na nuvem permite criar, salvar, editar e compartilhar documentos de qualquer lugar.

Uma das opções, por exemplo, é converter um documento de texto criado no Word em uma apresentação de slides do PowerPoint. Confira como utilizar o recurso direto do navegador.

publicidade

O que você precisa saber antes de começar

De início, vale destacar que apesar de ter sido testada com sucesso nas versões mais recentes do Google Chrome e do Microsoft Edge, essa funcionalidade ainda está em fase ‘preview’, ou seja, o recurso pode receber atualizações que alterem algum passo do processo descrito abaixo no futuro.

Por último, caso tenha algum conteúdo de mídia em seu documento do Word, tenha em mente que será preciso adicioná-los manualmente na apresentação de slides após a conversão. Até o momento, a função só consegue exportar textos dos arquivos.

publicidade

Leia mais:

Como converter documentos do Word em PowerPoint

O primero passo é acessar o site do Microsoft Office. Em seguida, faça o login na sua conta Microsoft clicando em ‘Entrar’.

publicidade
Captura de tela da página inicial do site do Microsoft Office online

Agora, abra o documento do Word Online que deseja converter em uma apresentação de slides. Para convertê-lo, clique em ‘File’ (primeira opção na lateral superior esquerda), depois em ‘Export’ e ‘Export to power point presentation’.

Exportar documento do Word em formato de apresentação do PowerPoint

Você verá a janela abaixo com algumas opções de temas pré-selecionados. Basta selecionar um deles e confirmar a solicitação clicando em ‘Export’ (é possível alterar o visual da apresentação novamente no PowerPoint).

publicidade
Converter documentos do Word em PowerPoint, passo 3

Se chegou até aqui, será exibida a seguinte notificação que confirma que a apresentação está pronta. Para acessá-la, clique em ‘Open Presentation’.

Converter documentos do Word em PowerPoint, passo 4

A nova apresentação de slides será aberta automaticamente em uma nova aba do navegador no PowerPoint web.

Converter documento do Word em PowerPoint, passo 5

Por fim, saiba que o arquivo também ficará salva no OneDrive com o mesmo nome do documento inicial criado no Word. Caso não tenha escolhido um nome para o arquivo, a apresentação será salva com um nome genérico (‘Documento 1’ ou algo do tipo).

Como alterar o nome do arquivo salvo como apresentação do PowerPoint

Para mudar isso, clique com o mouse no canto superior esquerdo logo acima do nome atual do arquivo para alterá-lo.

Como se trata de um recurso em fase de testes, pode ser necessário fazer outros ajustes pontuais na sua apresentação após exportá-la com sucesso.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!