Imagem: Reprodução
Na última sexta-feira (16), a Huawei anunciou a entrega de quatro laboratórios de instalação e manutenção de tecnologia Fiber To The Home (FTTH) ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). A principal intenção com a iniciativa é capacitar jovens e aumentar a mão de obra capacitada para trabalhar com fibra ótica.
O público-alvo da empresa, por ora, são jovens entre 15 e 29 anos que estão fora do mercado de trabalho e também não estão matriculados em instituições de ensino.
Os laboratórios instalados no IFAM têm como objetivo, ainda, contribuir com a estruturação da banda larga fixa no Amazonas, o que poderá dar suporte à tecnologia 5G na região.
Para começar o funcionamento do laboratório, o IFAM irá disponibilizar treinamentos sobre tecnologia FTTH no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel).
A Huawei, vale dizer, possui convênio com 80 universidades brasileiras e pretende chegar a 100, sendo o IFAM uma das instituições conveniadas, que também oferece cursos na área de tecnologia com duração de 10 dias por meio do programa Huawei ICT Academy.
Não é segredo que o Brasil, há algum tempo, luta contra a escassez de mão de obra qualificada no setor de tecnologia da informação e telecomunicação. O déficit chega a marca de pelo menos 400 mil profissionais qualificados até 2022.
Bruno Zitnick, diretor de relações institucionais da Huawei Brasil, afirmou que o Norte e Nordeste são as regiões com maior defasagem de profissionais da tecnologia no país. Para ele, a forma de combate para diminuir essa lacuna é justamente a oferta de empregos na área e, para isso, é preciso capacitar a mão de obra.
Leia também!
Dentre os esforços tecnológicos da Huawei na região, além dos laboratórios, estão a tecnologia capaz de identificar queimadas e desmatamento – esforço este que está sendo realizado junto às autoridades do Amazonas e que deve ser entregue ao governo do estado em agosto deste ano -, e uma tecnologia de detecção de lixo em rios e afluentes.
A companhia também entregou cerca de 200 tablets ao munícipio de Parintins, com intuito de capacitar professores municipais a implementar ferramentas digitais em sala de aula.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Esta post foi modificado pela última vez em 19 de julho de 2021 17:46