A Embraer por meio de sua startup, Eve Urban Air Mobility, fechou uma parceria com a empresa de aviação privada sob demanda Flapper, com intuito de desenvolver o mercado de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) – os populares “carros voadores” – na América Latina.

O acordo entre as empresas prevê que a Eve fornecerá à Flapper cerca de 25 mil horas de voo por ano em diversas cidades da América Latina, incluindo São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Bogotá (Colômbia), Santiago (Chile) e Cidade do México (México).

publicidade
eVTOL da EVE
Embraer fecha parceria para desenvolver mercado de ‘carro voador’ na América Latina. Imagem: Divulgação

“Seis das dez maiores frotas de helicópteros urbanos estão na América Latina e a região atualmente possui a infraestrutura mais densa do mundo para este tipo de aeronave”, disse o diretor executivo da Flapper, Paul Malick, em nota.

As empresas pretendem desenvolver um sistema de agendamento de reservas para o mercado de mobilidade aérea, utilizando helicópteros a fim de coletar dados para o desenvolvimento dos veículos elétricos de decolagem e pouco vertical.

Espera-se que 25 “carros voadores” da Eve sejam utilizados nessa nova plataforma. A empresa fornecerá o modelo eVTOL (sigla em inglês para veículo elétrico com pouco e decolagem vertical) para parceira.

Leia também!

O diretor executivo da startup da Embraer, Andre Stein, acredita que o novo negócio democratizará o mercado de UAM na América Latina e que o alcance regional da Flapper é essencial para o feito.

A Eve Urban Air Mobility também possui um acordo fechado com a Helisul Aviation, uma das principais operadoras de helicóptero da América Latina, que prevê a entrega de 50 eVTOLS a partir de 2026.

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!