O aplicativo de transporte 99 vem investindo há dois anos em tecnologia de inteligência artificial (IA) a fim de reduzir crimes de golpes e fraudes contra o sistema. A empresa, que apostou R$ 70 milhões no projeto, já está experimentando os benefícios da estratégia que, no primeiro semestre deste ano, apontou 66% de queda nos crimes reportados contra motoristas.
“Os motoristas são as maiores vítimas da violência em corridas de aplicativo, e foi pensando nisso que desenvolvemos inteligências artificiais que protegem especialmente os condutores”, diz Tatiana Valle, diretora de segurança da 99, empresa da gigante chinesa Didi Chuxing no país.
A empresa analisou também as taxas por estado e, em todos, a redução foi apontada: a localidade com maior queda nas ocorrências foi o Rio Grande do Norte, com 66%; seguido por Roraima (-57%), Sergipe (-51%) e Minas Gerais (-49%). A menor redução foi constatada na Bahia, que registrou apenas 19%.
São Paulo e Rio de Janeiro também ficaram no final da fila, com 26% e de 30%, respectivamente. Considerando o país como um todo – e os locais onde a 99 atua – a redução total dos crimes foi de 20%.
Confira abaixo a tabela referente à redução em cada estado, em ordem de maior impacto:
- Rio Grande do Norte (66%);
- Roraima (57%);
- Sergipe (51%);
- Minas Gerais (49%);
- Rondônia (45%);
- Acre (37%);
- Rio de Janeiro (30%);
- Espírito Santo (29%);
- Amapá (28%);
- São Paulo (26%);
- Paraíba (31%);
- Alagoas (20%);
- Bahia (19%);
O software de inteligência artificial usado pela 99 minimiza riscos a partir de aprendizados contínuos e padrões de comportamento que também dependem da avaliação do passageiro.
Recursos para evitar que os motoristas sejam enviados para áreas mais perigosas e com indícios de violência também foram adicionados – a inclusão desta ferramenta foi feita a partir de solicitações de 54% dos motoristas.
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Ainda em fase teste, os sistemas foram desenvolvidos em uma parceria das equipes do Brasil e da China, e mostraram potencial de redução de 63% de ocorrências graves.
Na pandemia, a 99 expandiu a ferramenta, adicionando o recurso de checagem de documentos de passageiros – obter mais informações sobre os usuários era uma das melhorias mais solicitadas por 45% dos profissionais da 99.
A empresa de compartilhamento de corridas sofreu uma queda de 70% no volume do uso do app no início da pandemia, entretanto, a 99 afirma já ter recuperado 100% do montante de corridas ainda em 2020. De acordo com a companhia, foi observado que pessoas das classes C e D passaram a aderir mais ao pp, enquanto classes A e B reduziram o uso dos serviços.
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