Um dia triste para os fãs da dublagem brasileira. Morreu nesta terça-feira (27) o ator, humorista e dublador Orlando Drummond, aos 101 anos de idade. O artista ficou conhecido pelo personagem Seu Peru, na ‘Escolinha do Professor Raimundo’.

No mês de abril, Drummond foi internado no Hospital Quinta D’Or, na Zona Norte do Rio de Janeiro, para tratar um quadro grave de infecção urinária. Ele passou dois meses no local. A última atualização do estado de saúde dele foi no dia 1º de junho, quando o ator tinha um quadro estável, mas sem previsão de alta.

publicidade

Leia mais:

Orlando Lima Cardoso, um dos filhos de Drummond, disse que o pai estava sofrendo muito e piorando, respondendo cada vez menos. Desde sábado (24), ele já não se alimentava nem respondia ou reconhecia e interagia com a família.

publicidade

Como votar no Olhar Digital no segundo turno do Prêmio Influency.me

“Estava só no soro. Estamos aqui ao redor da minha mãe, eu, minha irmã, meu cunhado. Meu filho e meu sobrinho estão viajando e tentando antecipar o voo para o Rio. A família está toda reunida”, disse Orlando Lima Cardoso, em entrevista à revista Quem.

publicidade

Orlando Drummond deixa dois filhos. Além de Orlando Lima Cardoso, ele era pai de Lenita Helena Drummond. Os dois são frutos do casamento com Glória Drummond, com quem era casado desde 1951. O ator também deixa cinco netos e três bisnetos.

Orlando Drummond
Orlando Drummond nasceu em 18 de outubro de 1919, no Rio de Janeiro. Imagem: Arquivo Pessoal/Instagram

Dublagem

Orlando Drummond é um dos maiores, se não o maior, nomes da dublagem brasileira. Ele emprestou sua voz para personagens icônicos. O dublador foi a voz oficial do Scooby-Doo durante 40 anos, em todas as séries do desenho da Hanna-Barbera até a primeira temporada de ‘Scooby Doo – Mistério S/A’. Ele também dublou o dogue alemão nos filmes animados e live-action.

publicidade

Drummond foi a voz de Patolino e Frajola entre os anos de 1988 e 1995 e do Popeye em todos os episódios dublados pela Herbert Richers. Lembra de Alf? O dublador emprestou sua voz para o ETeimoso na série original e na animação. Em ‘Caverna do Dragão’, ele dublou o Vingador.

Sabe o Gargamel, dos Smurfs? Orlando Drummond dublou. Ainda em ‘Os Smurfs’, ele foi a versão brasileira do Papai Smurf nos filmes de 2011 e 2013. A segunda dublagem de ‘Branca de Neve e os Sete Anões’ teve o ator como Atchim.

A lista de trabalhos de Drummond é imensa e passa também por filmes fora da animação, como diversas vozes nos terceiro e quarto longas da franquia ‘Rocky’. Ele ainda integrou o elenco de voz em ‘Star Wars’, ‘Star Trek’ e ‘Jurassic Park’.

Orlando Drummond também se aventurou na dublagem de videogames. Em ‘The Witcher 3: Wild Hunt’, jogo lançado em 2015, o ator dublou Peter Saar Gwynleve.

Atuação

Na televisão, Orlando Drummond atuou nos canais Excelsior e Tupi. Mas seus principais trabalhos foram na tela da Globo. Na emissora carioca, o ator interpretou vários personagens em programas de Chico Anysio, com destaque para Seu Peru, na ‘Escolinha do Professor Raimundo’.

Via: Ancelmo Gois / Quem

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!