Tóquio, cidade cede das Olimpíadas 2020, registrou um novo recorde diário de casos de Covid-19 desde o começo da pandemia, com 4.058 infectados nas últimas 24 horas. O evento ainda ocorre na capital japonesa até o dia 8 de agosto.

Mesmo com o aumento, o Comitê Olímpico Internacional (COI) e os organizadores das Olimpíadas de Tóquio dizem que o sistema de testarem e rastreamento de casos dos jogos garante que o evento não é responsável por esses novos casos.

publicidade

O rígido protocolo fez com que, até o momento, 246 casos de Covid-19 fossem registrados na vila olímpica. Destes, apenas 26 são atletas, que passam por um sistema de verificação ainda mais rigoroso. Nas últimas 24 horas, foram 21 novos testes positivos. Lembrando que, no total, mais de 56 mil pessoas devem ir até a capital japonesa durante a realização dos jogos.

Jogos Olímpicos de Tóquio
Jogos Olímpicos de Tóquio. Créditos: yu_photo/Shutterstock.com

Casos de Covid-19 durante as Olimpíadas de Tóquio

O aumento de casos de Covid-19 em Tóquio já estava ocorrendo antes do começo das Olimpíadas. Na última sexta-feira, o governo japonês colocou outras quatro regiões do país em estado de emergência, situação na qual a capital está desde julho.

Apesar disso, o estado de emergência é uma medida bastante branda quando comparada com a de outros países. Apenas restringindo o número de pessoas em bares e restaurantes e recomendando o trabalho à distância.

Durante a última semana, Tóquio já havia batido recorde de novas infecções por Covid-19, com mais de 3 mil casos, com as Olimpíadas já em andamento. Agora, a capital atinge o patamar dos 4 mil contaminados em um único dia.

A vacinação no Japão segue lenta e a população é majoritariamente contra a realização do evento. Paralelo a isso, ainda existe o risco da variante Delta, mais transmissível, se espalhar no país com a chegada de estrangeiros. Pesquisas de opinião realizadas entre os japoneses indicaram que a maior parte da população é contrária à realização do evento em Tóquio, isso deve aumentar com o recorde de casos.

Inicialmente, os Jogos Olímpicos de Tóquio deveriam acontecer no meio do ano passado, mas por conta do estado da pandemia no mundo naquela ocasião, o evento acabou sendo adiado em um ano.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!