Se você é daqueles que preferem usar o smartphone no modo escuro, saiba que o recurso até pode aumentar a vida útil da bateria, mas não tanto quanto se imagina. De acordo com pesquisadores da Universidade de Purdue (Em Indiana, nos EUA), o modo escuro não oferece grandes ganhos de autonomia, a não ser em cenários específicos. Além disso, os ganhos de vida útil da bateria são mais proveitosos ao alternar do modo claro com brilho total para o modo escuro.

Modo escuro não economiza tanta bateria quanto se imaginava. Imagem: Pavel Bezkorovainyi – Istockphoto

Segundo o site XDA Developers, os pesquisadores analisaram o uso de energia no modo escuro de seis aplicativos diferentes: Calculadora, Google Agenda, Google Maps, Google Notícias, Google Phone e YouTube.

Eles foram testados em um Pixel 2, Moto Z3, Pixel 4 e um Pixel 5 — todos os telefones com telas OLED, onde os benefícios do modo escuro deveriam ser maiores. O consumo de energia foi testado ao executar cada um dos aplicativos no modo escuro por 60 segundos. Segundo os pesquisadores, um conjunto de ferramentas foi criado para medir com precisão o consumo de energia de cada pixel na tela.

No começo do uso do modo escuro, não existiam ferramentas de medição adequadas

“Quando a indústria se apressou em adotar o modo escuro, ainda não tinha as ferramentas para medir com precisão o consumo de energia por cada pixel”, disse Charlie Hu, professor de Engenharia Elétrica e de Computação da Purdue. “Mas agora podemos fornecer aos desenvolvedores as ferramentas de que precisam para oferecer aos usuários aplicativos com maior eficiência energética”.

publicidade

Com cerca de 30% a 50% de brilho, mudar do modo claro para o modo escuro economizou apenas entre 3% e 9% de energia, em média. No entanto, mudar do modo claro a 100% de brilho para o modo escuro pode economizar até 47% no consumo de energia.

Leia mais:

“Testes feitos no passado para comparar os efeitos do modo claro com o modo escuro na duração da bateria trataram o telefone como uma caixa preta, agrupando-se o display OLED com os outros zilhões de componentes do telefone. Nossa ferramenta pode isolar com precisão o consumo da bateria pelo display OLED”, explicou Pranab Dash, pós-doutorando da Purdue, que participou das pesquisas com Hu.

Outras descobertas interessantes foram feitas com o estudo, incluindo que usar o aplicativo Google Notícias no modo claro com 20% de brilho no Pixel 5 consome a mesma quantidade de energia de quando o telefone está com 50% de brilho no modo escuro. 

O estudo também menciona que os detalhes de consumo da bateria do Android não levam em conta o modo escuro, então, a equipe desenvolveu uma ferramenta chamada “Android Battery +” que faz isso. Agora, os pesquisadores querem abrir o código-fonte de sua ferramenta de criação de perfil de exibição e adicionar os recursos do “Android Battery +” ao código-fonte aberto do Android, o AOSP (Android Open Source Project).

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!