Imagem: Wachiwit/Shutterstock
Uma placa de rede sem fio, disponível de fábrica nos notebooks e em alguns modelos de desktops, permite que o usuário utilize a internet de qualquer lugar da casa sem se preocupar com cabos extras.
Quem utiliza o Windows 10 na sua máquina, pode encontrar as configurações de gerenciamento de rede sem fio de diferentes maneiras. Neste tutorial, vamos tratar especificamente de quatro delas: usando a barra de tarefas; nas configurações do sistema; utilizando o Painel de Controle e, por fim, para os usuários mais avançados, usando algumas linhas de comando no Prompt de Comando.
1. Primeiro, clique no ícone de Rede no canto inferior direito da barra de tarefas. Agora, selecione qual a rede sem fio deseja se conectar.
2. Em seguida, clique em Conectar (se não encontrar nenhum ponto de acesso sem fio na lista, pode ser que a sua placa de rede esteja desligada, clique no botão ‘Wi-Fi’ para ativá-la).
3. Confirme a chave de segurança da rede e clique no botão ‘Avançar’ para finalizar a solicitação.
Uma dica: Não esqueça de marcar a opção ‘Conectar automaticamente’ para não ter que digitar a senha manualmente sempre que tiver que se conectar.
O Windows 10 também pode reconectar um dispositivo automaticamente após o usuário desligar a sua placa de rede sem fio.
Para configurar essa funcionalidade, clique novamente no ícone de rede e no botão ‘Wi-Fi’ para desligar temporariamente a conectividade sem fio do computador.
No menu, selecione quando deseja que o sistema se reconecte automaticamente. As opções são: ‘Manualmente’; ‘Em 1 hora’; ‘Em 4 horas’ e ‘Em 1 dia’.
Vale destacar que o PC só conseguirá se conectar automaticamente às redes que você já se conectou anteriormente.
Usando o menu de configurações ‘Rede e Internet’, você também pode adicionar redes sem fio manualmente no Windows 10. Para isso, siga os passos abaixo:
1. Abra as Configurações (ícone de engrenagem no menu iniciar), clique em ‘Rede e Internet’, ‘Wi-Fi’. Em seguida, clique na opção ‘Gerenciar redes conhecidas’.
2. Clique no botão ‘Adicionar uma nova rede’, digite o nome da sua rede Wi-Fi e use o menu suspenso para selecionar qual o tipo de segurança utilizado. Geralmente nos roteadores modernos a opção padrão é a ‘AES WPA2-Personal’.
Confirme a senha da rede e marque a opção ‘Conectar automaticamente’. Finalize o processo clicando no botão ‘Salvar’.
O primeiro passo é abrir o Painel de Controle. Pressione a tecla Windows, digite ‘painel de controle’ na barra de busca e clique em ‘Abrir’.
1. Clique em ‘Rede e Internet’, ‘Central de Rede e Compartilhamento’ e na opção ‘Configurar uma nova conexão ou rede’.
2. Selecione a opção ‘Conectar-se manualmente a uma rede sem fio’ e clique no botão ‘Avançar’.
3. Em seguida, preencha os dados com o nome (SSID) da rede e use o menu para selecionar o tipo de segurança da rede. Por fim, digite a senha e marque a opção ‘Iniciar esta conexão automaticamente’.
4. Clique no botão ‘Avançar’ para concluir o processo.
Leia mais:
Por fim, mais uma alternativa é usar algumas linhas de comando no Prompt de Comando para se reconectar a uma rede sem fio no Windows 10.
Para isso, abra o menu iniciar (ou use a tecla Windows), digite prompt de comando e clique na opção ‘Executar como administrador’.
Agora, digite o seguinte comando (sem as aspas) para visualizar os perfis das redes disponíveis e depois pressione tecle Enter: “netsh wlan show profile“
Digite o segundo comando para se reconectar a uma das redes sem fio disponíveis e pressione Enter: “netsh wlan connect ssid=NOME-DA-REDE name=PERFIL-DA-REDE“
Lembre-se de especificar exatamente o nome (SSID) da sua rede e o nome do perfil. No exemplo acima, o comando final ficou como: “netsh wlan connect ssid=youshallnotpass name=youshallnotpass“
Após concluir as duas etapas, o prompt confirmará que o seu dispositivo se conectou à rede sem fio especificada com a mensagem “Solicitação de conexão concluída com êxito”.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Esta post foi modificado pela última vez em 3 de agosto de 2021 16:46