A plataforma Lattes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), voltou a funcionar na tarde da última terça-feira (2), pelo menos de forma parcial. O órgão informou que o sistema ainda está passando por uma reestruturação e em breve todos os dados devem voltar a ficar disponíveis.
Por enquanto, ainda não é possível atualizar o currículo, apenas baixar as informações. Os problemas começaram no dia 28 de julho e desde então o sistema estava fora do ar. A partir daí, começou a preocupação de que o conteúdo da plataforma pudesse ser perdido.
“O trabalho de restauração dos acessos ainda está em andamento, incluindo novas atualizações da base de dados, que serão feitas nos próximos dias, incluindo, nos currículos, as fotos e o número de citações”, disse o CNPq sobre o Lattes.
Problema com Lattes do CNPq
O Lattes armazena currículo de professores e pesquisadores e é uma ferramenta de extrema importância para a área acadêmica. A plataforma é fundamental na aprovação de pesquisas e distribuição de bolsas.
Na época da queda, o CNPq disse que iniciou a migração de dados para outro servidor e que “existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas”, evitando assim a perda de dados;
De acordo com o órgão, o problema teria sido um defeito em uma peça do HD. O Lattes e o CNPq são ligados ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!