Comumente vemos grandes empresas anunciarem a oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês), ou seja, abrirem capital na bolsa. No entanto, Pelé, o rei do futebol brasileiro, anunciou nesta quarta-feira (4) que integrará o projeto Human IPO.

A plataforma funciona como uma bolsa de valores, mas o foco são os próprios profissionais de destaque – e não empresas, como funciona o processo tradicional.

publicidade

Além disso, também diferentemente do modo convencional, a operação feita por Edson Arantes do Nascimento não engloba a venda de ações: Pelé venderá seu tempo aos fãs.

Pelé dando uma bicicleta durante jogo de futebol
Pelé anuncia que participará de ‘IPO humano’. Imagem: Redes Sociais

O intuito do IPO de Pelé é angariar fundos para a sua organização sem fins lucrativos, a The Pelé Foundation. A instituição trabalha em prol de ONGs de todo o mundo, cujos projetos visam acabar com a pobreza e também empoderar crianças por meio da educação.

Inicialmente, as cotas serão vendidas a US$ 10 mil – cerca de R$ 52,6 mil, na cotação atual – e os fãs terão 30 minutos com o tricampeão mundial em um bate-papo que será realizado no dia 11 de agosto. Em um primeiro momento, a plataforma irá abrir a venda de dez conversas com o rei do futebol.

“Meus amigos, estou feliz em anunciar 10 intervalos do meu tempo no humanoipo.app. Bate um papo comigo. A arrecadação será destinada a apoiar a Fundação Pelé na capacitação de crianças e no acesso à educação. Mantenha a bola rolando”, afirmou Pelé em suas redes sociais.

Leia também!

A Human IPO foi criada em outubro de 2020 e acredita que o verdadeiro valor está nas pessoas e não nas empresas.

“A ideia surgiu em 2018 a partir da nossa constatação de que várias pessoas incríveis que conhecíamos não tiveram oportunidades. Acreditamos que o talento está por toda parte, mas as oportunidades não. Esse é um dos problemas que tentamos resolver”, disse Kirill Goryunov, um dos fundadores da plataforma, em entrevista ao jornal O Globo.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!