Hoje (5) é um dia de celebração para a Nasa: a agência espacial norte-americana comemora o aniversário de 10 anos da sonda espacial Juno. Originalmente lançada em 5 de agosto de 2011, a sonda chegou a Júpiter cinco anos depois e, desde então, vem orbitando o gigante gasoso, estudando-o e coletando todo tipo de informação.

A Nasa selecionou a sonda espacial Juno em 2005, como uma das três partes principais do projeto Frontier — do qual também fazem parte a sonda New Horizons (que foi para Plutão em 2006) e OSIRIS-REx, que foi em direção ao asteroide Bennu. O desenvolvimento se iniciou naquele ano, e o plano original era de lançá-la em 2009, mas restrições relacionadas ao orçamento da agência acabaram adiando a execução.

Leia também

O planeta Júpiter hospeda a sonda espacial Juno, que completou 10 anos de sua viagem, segundo a Nasa
A sonda Juno está posicionada na órbita de Júpiter, o maior planeta do nosso sistema solar. Imagem: joshimerbin/Shutterstock

Em comemoração à década de viagem e aos cinco anos posicionada sobre Júpiter, aqui vão algumas das descobertas mais interessantes da Juno:

publicidade
  • No primeiro mês na órbita de Júpiter (setembro de 2016), a Juno nos fez descobrir que as linhas que servem como identificação de Júpiter (as manchas escuras horizontais da imagem acima) não estão apenas “no” planeta, mas se estendem até a sua atmosfera.
  • Foi da Juno o primeiro registro de observação direta do campo magnético interno de Júpiter, algo considerado histórico pela Nasa por ser a primeira vez que algo do tipo foi observado em qualquer planeta localizado depois da Terra.
  • As inúmeras imagens da lua Ganimedes, a maior de Júpiter, feitas pela Juno quando a sonda passou próxima do satélite.
  • A sonda espacial Juno também mostrou como a aurora de Júpiter é diferente da que se vê na Terra e a primeira imagem de dentro dos anéis de Júpiter.
  • As centenas de imagens do sistema joviano – nome atribuído aos anéis de Júpiter – foram quase que exclusivamente produzidas pela Juno.
Imagem renderizada mostra a sonda espacial Juno
A sonda espacial Juno, que deixou a Terra em 2011 para chegar à órbita de Júpiter cinco anos depois, onde se mantém até hoje, coletando informações para estudo humano pela Nasa. Imagem: Nasa/Divulgação

A sonda espacial Juno vai continuar na órbita de Júpiter pelo menos até 2025, já que a Nasa decidiu estender a missão para coletar maiores informações sobre o gigante gasoso. O objetivo principal, porém, continua o mesmo: responder a perguntas relacionadas à água de Júpiter, sua atmosfera, campos gravitacional e magnético, além de observar as suas (muitas!) luas.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!