Um novo brinquedo faz sucesso no comércio após viralizar na internet, principalmente em aplicativos como o TikTok. E vários lugares do mundo, o chamado de ‘Pop It’ se tornou a febre do momento, principalmente entre as crianças. O objeto é uma peça de silicone que imita um plástico bolha, sendo assim, é cheio de bolinhas que, ao serem apertadas, fazem um leve barulho que soa como “pop”.

O brinquedo conta com diferentes formatos e cores, atrativo o suficiente para as crianças e até mesmo para adultos que se tornaram-se adeptos ao ‘Pop It’. A novidade faz parte de uma categoria denominada “fidget toys”, que em uma tradução literal significa brinquedos de inquietação.

publicidade

Isso porque segundo alguns especialistas, são uma distração que pode aliviar o estresse e também ter benefícios cognitivos e motores. Tanto que na rua 25 de março, uma região bem movimentada em São Paulo, o brinquedo está presente em todos os camelôs e nas lojas.

Leia mais:

Para a psicóloga, Letícia Cacau, o brinquedo é como se fosse uma inovação feita para estimular os sentidos da criança. “São coloridos, chamativos e a forma de brincar é com movimentos repetitivos, o que contribui para o desenvolvimento cognitivo, a coordenação motora fina, o raciocínio e até em questões pedagógicas, como padrões, contagem, agrupamento e pode ser um recurso incrível se bem utilizado”, explica.

Em entrevista para o Olhar Digital, ela pontua que durante pandemia, as pessoas crianças ficaram muito mais dentro de casa e a quantidade de estímulos e possibilidades foi muito reduzida, e o que contribui par que o ‘Pop It’ seja tão aceito por todas as idades.

“Além do bem estar causado pelo estímulo sensorial, ainda é uma nova atividade para as crianças que precisaram encontrar outras formas de se entreterem. Até os adultos relatam que gostam dos figde-toys, que são esses brinquedos sensoriais”, complementa. De acordo com a psicóloga, o ‘Pop It’ é uma ótima de fazer com que as crianças deixem o mundo virtual.

Letícia relembra que já “existiam alguns brinquedos sensoriais que eram utilizados como recurso para acalmar, desestressar ou até com uma função terapêutica”, englobando os mesmos benefícios como: estimular a cognição, aliviar o estresse, a ansiedade, desenvolver habilidades como coordenação motora fina, agilidade, raciocínio.

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!