Site da prefeitura de Fama (MG) é invadido e “nomeia” Jair Bolsonaro como vice-prefeito

Página teve alterados os nomes de vice-prefeito e prefeito em um caso de “defacement”, mas ainda não há uma posição oficial da prefeitura
Rafael Arbulu11/08/2021 15h09
shutterstock_583264453
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Nota: a matéria abaixo veio por uma dica enviada à nossa equipe pelo leitor Rafael Boim, que nos enviou uma mensagem pelo Facebook. Obrigado pela informação, Rafael!

O site da prefeitura de Fama, uma cidade do interior de Minas Gerais, foi aparentemente invadido e passou por um ataque conhecido como “defacement”, no qual o invasor alterou o nome do vice-prefeito para “Jair Bolsonaro”; e o do prefeito para “Hacker Sincero”.

Evidentemente, trata-se de uma piada muito mais do que um “ataque” propriamente dito. Jair Bolsonaro (Sem Partido), o atual presidente da República, é mencionado na página com foto e a legenda dizendo que ele foi “rebaixado” ao cargo de vice-prefeito da cidade com população aproximada de 2,5 mil habitantes segundo censo de 2010.

Leia também

Captura mostra imagem de Jair Bolsonaro  como vice na prefeitura de Fama, em Minas Gerais
Invasão à página da prefeitura de Fama (MG) diz que o presidente Jair Bolsonaro foi “rebaixado” a vice prefeito da cidade. Imagem: Rafael Arbulu/Reprodução

O defacement é um tipo de ataque cibernético que pode trazer consequências graves: basicamente, um invasor toma controle da base de dados de um site, podendo alterar o conteúdo de suas páginas para o que bem entender – entretanto, ele não pode construir novos conteúdos nem alterar a estrutura da página, apenas alterar o que já existe lá.

Normalmente, o defacement tem como alvo primário páginas de governos ou entidades religiosas. No passado, já foi usado por “hacktivistas” que denunciavam ações potencialmente danosas de entidades atacadas, e dois casos relativamente famosos vêm à memória: em 2018, o site da Suprema Corte indiana foi invadido por hackers brasileiros do grupo “HighTech Brazil Hackteam”, e no mesmo ano, o serviço público de saúde de Londres – o NHS – também foi invadido pelo hacker ou grupo hacker “AnoaGhost”.

Neste caso específico, não parece haver uma grande intenção por trás da invasão, que se limitou a publicar um meme como prefeito, listando também um e-mail e o que parece ser um código relacionado a uma carteira de bitcoin, a criptomoeda mais popular da atualidade. Nós enviamos uma mensagem ao endereço listado, mas até o momento, não tivemos resposta.

Imagem mostra o "hacker sincero" como prefeito de Fama/G
A invasão também alterou o prefeito da cidade, para “Hacker Sincero”. Imagem: Rafael Arbulu/Reprodução

Também procuramos – por telefone, e-mail e redes sociais – a prefeitura da cidade. O telefone retorna como “não existente”, enquanto e-mail e redes sociais ainda não trouxeram posicionamento oficial.

Apenas para desencargo: não, Jair Bolsonaro não foi “rebaixado” à prefeitura de Fama/MG. Ele continua atuando como presidente da República. Oficialmente, o prefeito de Fama ainda é Osmair Leal dos Reis (PTB).

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.