Sonda BepiColombo tira selfie em Vênus durante seu trajeto para Mercúrio

Missão é um projeto conjunto entre as agências espaciais da Europa e do Japão para estudar composições do primeiro planeta do nosso sistema
Rafael Arbulu12/08/2021 12h15
Renderização em 3D mostra o planeta vênus
Imagem: Dotted Yeti/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A sonda da missão BepiColombo, um projeto conjunto entre as agências espaciais da Europa (ESA) e do Japão (JAXA), tirou uma selfie com Vênus, planeta pelo qual passou em seu caminho em direção a Mercúrio. As imagens foram feitas na última terça (10) e divulgadas pelos canais das duas agências hoje (12).

A missão BepiColombo contempla dois satélites lançados em conjunto: o “MPO” (sigla para “Orbitador Planetário de Mercúrio”) e o “Mio” (“Orbitador Magnetosférico de Mercúrio”). Juntos, eles vão conduzir estudos aprofundados do planeta mais próximo do nosso Sol, incluindo a caracterização de seu campo magnético e detalhes da composição estrutural interior e de superfície.

Leia mais

Imagem mostra parte da sonda da missão BepiColombo, que tirou uma selfie com o planeta Vênus. A Imagem está em preto e branco, mas a curvatura do planeta pode ser vista ao fundo
“Selfie” da sonda da missão BepiColombo mostra a curvatura do planeta Vênus ao fundo. Imagem foi tirada no meio do trajeto da nave para Mercúrio. Imagem: ESA/JAXA/Divulgação

A selfie tirada teve um serviço prático: testar as capacidades das três câmeras posicionadas na sonda, gerando uma foto com 1024 x 1024 pixels de quadro, em preto e branco. Originalmente, essas câmeras foram criadas para monitorar o acionamento das velas solares da sonda, mas a JAXA vem experimentando formas mais criativas de utilizá-las.

O encontro com Vênus se deu a uma distância de pouco mais de 1,5 mil quilômetros (km) de distância entre o planeta e a sonda. O teste foi considerado bem sucedido e as agências estão otimistas para a próxima oportunidade fotográfica: daqui dois meses, a sonda deve finalmente chegar a Mercúrio, após seu lançamento em 20 de outubro de 2018, sobre um foguete Ariane 5, da Arianespace.

Essa não é a primeira vez que a BepiColombo se encontra com Vênus, já que a sonda chegou às imediações do planeta nomeado em homenagem à deusa romana do amor em outubro de 2020, quando o enxergou pela primeira vez a uma distância de quase 13 mil km.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.